sábado, 10 de maio de 2014

Dar e Receber

projeto "Dar e receber.pt"
 
Hoje em dia, a internet é um dos principais veículos de partilha. Toda a gente tem alguma coisa para partilhar, seja uma opinião, um momento, uma fotografia, uma música, entre muitas outras coisas.
Portugal atravessa um período de grave crise económica que tem deixado muitas famílias em situação de vulnerabilidade e pobreza. Um momento como este exige uma resposta urgente, mais alargada e eficaz; porque não são já suficientes as soluções que as entidades da Economia Social, de forma isolada, conseguem oferecer com os recursos disponíveis. É necessário mobilizar toda a sociedade para a intervenção. O contributo de cada um, seja em alimentos, tempo, bens ou serviços é precioso e deve ser aproveitado.
É também necessária uma resposta que permita articular os esforços de todos, fazendo chegar o mais rapidamente possível a ajuda adequada a quem precisa, quando precisa e onde. Eliminando o desperdício e a sobreposição de iniciativas, rentabilizados os recursos existentes e melhorados os processos. Para que o amor possa fluir, dando tempo e resposta adequada a quem mais precisa.
O projeto “Dar e Receber” é isso mesmo:
1) um ponto de encontro entre quem tem alguma coisa para dar (tempo, bens, talentos) e quem precisa de receber;
2) um sítio na internet para encaminhar situações de necessidade para instituições que, no terreno, podem assistir ou acolher os mais pobres ou quem se encontra numa situação vulnerável.
A Entreajuda e a Cáritas Portuguesa unem-se de forma a congregar os seus recursos para implementar um movimento que visa essencialmente aumentar a intervenção da sociedade civil, junto dos que mais precisam. Terá por base uma plataforma informática que reúne soluções de caráter social que já existem, mas que atualmente se encontram dispersas, e visa mobilizar equipas informais das paróquias que já atuam no terreno, para que promovam a sua utilização de forma eficaz e mobilizem o cidadão comum a intervir.
Este projeto só seria possível através das sinergias criadas pela parceria Entrajuda - Cáritas Portuguesa: duas entidades com uma intervenção diferenciada, mas complementar, com forte implementação no território nacional e cuja atividade abrange, direta e indiretamente, um número elevado de pessoas carenciadas.
Em suma, podemos constatar que:
- existe um número elevado de pessoas em situação de necessidade que aumentou nos últimos anos, em função de um acréscimo de desemprego e da crise económica que o país atravessa;
- as respostas das entidades não se encontram articuladas e são insuficientes para cobrir as necessidades; há respostas dispersas que podem convergir e tornar-se mais eficazes;
- existem pedidos de ajuda apresentados a pessoas ou grupos informais das comunidades paroquiais que procuram responder, mas que não dispõem da preparação necessária.
Mais do que apenas um sítio na internet, trata-se de uma oportunidade para as instituições que apoiam os mais necessitados verem potenciado o trabalho que desenvolvem.
No fundo, “Dar e Receber.pt” é um sítio de partilha, onde partilhar é uma verdade que faz todo o sentido, porque fazemos parte uns dos outros, sendo corresponsáveis pelo bem comum.
 
Este artigo integra a edição n.º 21 do “Observatório da Cultura”.
 
Isabel Jonet
Presidente da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome
© SNPC | 09.05.14

Sem comentários: