domingo, 9 de fevereiro de 2014

Textos do Algarve pela Vida na rubrica diária da Rádio Costa D'Oiro


 


Dia 14 de Janeiro 2014- Terça Feira

 

      No LifeSiteNews vem um artigo extraordinário com imagens impressionantes de um bebé de 14 semanas de gestação morto. O artigo relata a história e experiência de um casal que teve um desgosto enorme quando soube que o filho que esperavam estava morto com apenas 14 semanas de gestação.

   As fotos não deixam margem para dúvida sobre a humanidade deste bebé. O aborto é um flagelo da nossa sociedade. Para além de se matar bebés inocentes, cria-se um sofrimento horrível na mãe. Sofrimento físico e psicológico que dificilmente se apaga. E se esse sofrimento não existe então já é muito mau sinal.

  A vida tem de ser defendida! Numa sociedade tao desenvolvida, como não há quem negue uma vida em gestação?

 

 

Dia 15 de Janeiro de 2014- Quarta Feira

 

   O ano de 2014 marca o 20º aniversário do Ano Internacional da Família das Nações Unidas. Irão ser discutidas medidas para a família. Esperemos que se lhe dê finalmente a devida importância.

  Como se pode pretender um desenvolvimento sustentado se a base da sociedade é continuamente atacada por todos os lados e se as políticas económicas e legislativas não a defendem?

  Já se pode de facto considerar uma vitória o haver lugar a uma sessão plenária sobre a família. Esperemos que realmente daí surja algo concreto e benéfico, que defenda as verdadeiras famílias, as famílias numerosas e ajudem a acabar com este inverno demográfico.

 

 

Dia 16 de Janeiro de 2013- Quinta Feira

 

    O novo filme do Hobbit continua a ser sucesso no cinema. Efeitos especiais a que já nos habituámos, luta entre o bem e o mal, a força de vontade para se sobrepor ao desejo de poder..

  Vale a pena ver. Filme em 3D como também já não podia deixar de ser. Um filme que retrata o mal que o mundo das trevas pode fazer e provocar. Um filme que pode ser transportado para a realidade e sobre o qual podemos fazer a analogia com a nossa vida real que não é mais do que uma luta entre o bem e o mal, entre escolhas boas e escolhas menos boas.

  Na vida vivemos uma luta constante entre o que apetece fazer e o que devemos fazer. A resiliência entre escolher o dever do momento e o adiar para mais tarde algo que de momento não nos apetece. Filme que nos ensina e encoraja a sermos fortes e prosseguirmos com os nossos objetivos sempre, sem desistir

 

 

 

 

 

Dia 17 de Janeiro de 2014- Sexta Feira

 

  Os ativistas abortistas sofreram recentemente uma derrota na União Europeia com a recusa de consagrar o aborto com um direito humano. O chamado “Projeto Estrela” foi chumbado.

  Felizmente notícias boas ainda acontecem. Pena que não sejam divulgadas a alta voz. O que vende, o que faz notícias são misérias , mortes, ou algo contra a religião. Mas felizmente que muitos continuam a remar contra a maré e lutam por fazer deste mundo , um mundo com valores e não deixam que as suas vozes sejam abafadas.

 Fala-se de tolerância, mas a questão agora levantada pelos abortistas e pelos lobbys gay é que não há que ser tolerante com quem é intolerante e querem assim chamar delito a todo comentário contra o casamento gay, como por exemplo o simples dizer que é melhor para uma criança ser educada por um pai e uma mãe.

 Oxalá estas teorias não se tornem práticas e sejam também chumbadas.

 

 

  

Dia 20 de Janeiro de 2014- Segunda Feira

 

    O Papa disse no seu tuit que “nenhum idoso deve estar “exilado” da nossa família. Os idosos são um tesouro para a sociedade”. Que palavras tão bonitas e tão verdadeiras.

     Até há poucos anos era normal o convívio e mesmo a vivência diária entre 3 gerações. Avós, pais e filhos.

     Hoje em dia infelizmente nem sempre isso acontece.

     Claro que cada caso é um caso e há situações em que por muito que se queira não se consegue esta vivência, mas a mesma deve ser defendida e fomentada. Há tanto a aprender com quem já tem mais experiência da vida, outra forma de estar, outra serenidade, outra forma de ver cada situação.

 

 

Dia 21 de Janeiro de 2014- Terça Feira

 

  Kathleen Berchelmann escreveu um artigo muito interessante publicado na Aleteia sobre 10 maneiras de amar o seu filho sem palavras.

  Uma delas é simplesmente olhar nos olhos. Muitas vezes falamos com os nossos filhos ou mesmo com os que estão a nosso lado, marido, amigos, colegas de trabalho, mas não nos olhamos nos olhos.

  Quantas vezes não estamos por exemplo agarrados ao telemóvel, à panela que está ao lume enquanto falamos com alguém.

 O simples facto de olhar nos olhos a pessoa que está a falar, muito mais se for nosso filho.. que sensação de importância, de atenção, de consideração para quem está a falar.

  Abraçe e toque nos seus filhos, dê-lhe a mão enquanto passeiam, abrace-o ao chegar a casa. Mais duas dicas importantes. Pormenores que podem passar ao lado no nosso dia a dia sempre apressado, mas pormenores que fazem toda a diferença e que para uma criança acabam por não ser pormenores mas gestos de muita grandeza.

 

 

 

 

Dia 22 de Janeiro de 2013- Quarta Feira

 

   Nos Estados Unidos fecham-se clínicas abortistas e retrocede-se na pena de morte. Parece que a crise de valores está a mudar. Falta Portugal seguir o exemplo. O respeito ao direito pela vida vai ganhando terreno nalguns países.

  Precisamos de notícias boas e otimistas numa altura em que só se fala de crise.

  Não podemos cruzar os braços. Há coisas boas a acontecer neste mundo fora.

  Igual na nossa vida. Vêm adversidades, acontecimentos inesperados e que nos trocam as voltas, mas é nas dificuldades e adversidades que crescemos. Crescemos em paciência, em autodomínio, em fortaleza.

  Há que saber tirar partido de tudo o que nos acontece e ver a vida com otimismo e esperança tentando tirar de cada situação o melhor partido sempre.

  A vida é boa e bonita, tem dificuldades, mas tudo se ultrapassa com sentido positivo e otimista.

 

 

Dia 23 de Janeiro de 2014- Quinta Feira

 

  As crianças não deixam de nos surpreender. Muitas vezes fazem perguntas inesperadas e anseiam por uma resposta que satisfaça a sua curiosidade.

   É muito importante que haja um clima de confiança e intimidade em casa para que de facto as crianças e/ou adolescentes se sintam à vontade para colocar qualquer tipo de pergunta a seus pais.

 Afinal ninguém é melhor conselheiro, nem melhor professor do que os próprios pais. Se em casa os filhos não encontram respostas para as suas curiosidades, vão procurar respostas lá fora junto de quem não devem e acabam por ser educados pelos colegas e amigos.

 Seja amigo do seu filho. Ponha-se à sua altura e dê todas as respostas necessárias. Que ele veja em si, um pai/mãe, amigo, confidente e bom conselheiro.

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

Dia 24 de Janeiro de 2014- Sexta Feira

 

   Mais um fim de semana à porta. Aproveite para recuperar. Dormir. Durma e deixe os seus filhos dormir. Dois conselhos dados num artigo da Aleteia.

   Não eleve a voz com os seus filhos. Não grite. Não é por gritar que as suas palavras ou ordens ganham mais força. Bem pelo contrário, só causam mais tensão, nervosismo e ansiedade.

   Comportamento gera comportamento. Se se mantiver calmo ou calma os seus filhos e quem está à sua volta está camo também. Controle a ira, a raiva, a impaciência. Virtudes que é preciso praticar, treinar e voltar a treinar. Nem sempre é fácil mas é tao útil. Respire fundo antes de dar uma resposta torta. Conte até dez ou use outro truque para não tornar desagradável o momento de quem está a seu lado, muito menos dos filhos.

 As crianças precisam de estabilidade, carinho, compreensão, palavras meigas e doces.

 Claro que tem de haver autoridade, mas autoridade não é autoritarismo.

 

 

Dia 27 de Janeiro de 2013- Segunda Feira

 

    A idade da adolescência pode ser bem complicada. As saídas à noite por exemplo acontecem cada vez mais cedo e por vezes pode causar conflitos familiares.

   Antes as saídas noturnas ocorriam a partir dos 18, hoje muitas vezes encontramos rapazes e raparigas com os seus 14 anos em bares.

   Deixar sair ou não? É importante manter o bom senso e o diálogo aberto. Não vale a pena proibir tudo pois bem sabemos que o fruto proibido é o mais apetecido e não a vale a pena imaginar medos e perigos pois muitas vezes são apenas fruto do zelo excessivo.

   Claro que também não se pode permitir tudo. Há que explicar os prós e os contras, dizer abertamente o que pode acontecer, explicar o perigo do álcool e do tabaco bem como das drogas. Sobretudo dizer tudo com carinho e amizade. E mostrar confiança. Mostrar que confiamos nos nossos filhos é fundamental. Uma dica para tranquilizar os pais pode ser conhecer os amigos dos nossos filhos. Conhecer com quem vão sair.Se or o caso de o irem buscar a casa, convidar os amigos a entrar, falar com eles. Saber onde vão, quando voltam. Estabelecer limites. E depois.. deixá-los voar pois é esse o caminho.



 
Dia 28 de Janeiro 2014- Terça Feira
 
A maior tristeza de um paciente moribundo é o fim das suas relações e responsabilidades.
Vivemos em interação com os outros, e à medida que a fraqueza invasora leva à mudança das nossas funções, à medida que o assalariado já não pode trabalhar ou a dona de casa tem de passar as suas atividades de cuidado da família a outros, é difícil não nos sentirmos inúteis e humilhados.
A família aproveita, muitas vezes e prontamente, a oportunidade de saldar dívidas de amor e cuidados, mas não é fácil ser continuamente a causa da preocupação das outras pessoas, e, por isso, este processo de cuidados deve ser feito com sensibilidade.
Pode-se aproveitar este tempo para curar amarguras e para promover reconciliações, o que, como em qualquer tempo de crise, pode acontecer surpreendentemente depressa. Só assim se dá valor à intensidade do tempo vivido.
Ou como dizia alguém («Vivemos uma vida inteira em três semanas.»
 
 
 
Dia 28 de Janeiro de 2014- Quarta Feira
 
Todos nós precisamos de sentido nas nossas vidas e parece, a princípio, que enfrentamos a perda deste, quando enfrentamos a morte.
A maioria das pessoas pensa sobre si própria através daquilo que fez, ao longo das suas vidas, e isso ajuda-as a perceber o seu lugar no mundo
Enfrentar a morte é enfrentar a vida, e aceitar uma é aprender muito acerca da outra.
Aproveitar o tempo e estar prevenido sempre e em todo o momento.
Aprender a chegar para estar sempre pronto a, se necessário, poder partir.
 
Dia 29 de Janeiro de 2013- Quinta Feira
 
Um fisioterapeuta do Algarve abriu em Faro um centro de reabilitação intensiva para crianças com lesões e doenças graves e tem em curso uma campanha na Internet para angariar verbas para um fundo que ajude a pagar os tratamentos.
O centro abriu em junho deste ano e está a receber crianças de vários pontos do país e até do estrangeiro, como Tóquio ou Londres .
O mentor do projeto, Mário Afonso, explicou que decidiu abrir o centro em Faro também para ajudar a sobrinha de quatro anos que sofre de paralisia cerebral e agora dedica-se a ajudar as crianças através da fisioterapia, mas também através da recolha de donativos para um fundo social.
Para ajudar as crianças, os interessados podem ir à página da Internet no facebook rehab.4.life
 
 
 
Dia 30 de Janeiro de 2014- Sexta Feira
 
Como diz José Luis Martins, há quem nunca ceda à tentação suprema de considerar tudo absurdo e a felicidade impossível, há quem nunca desista de aceitar que tudo tem sentido
São muitos os que querem conhecer as modas para nunca se afastar do caminho da multidão, entram no comboio só por ver os outros a fazê-lo... mas há também quem escolha fazer um caminho por onde nunca ninguém foi...
Há quem finja amar com medo da solidão e quem viva na verdadeira solidão com medo do amor... há quem tema tudo... e quem ame sem medo de nada.
No amor, há quem encontre o sentido último da existência.
Por amor, há quem entregue a própria vida 
 
  
Dia 3 de Fevereiro de 2014- Segunda Feira
 
Se a relação com a mãe é essencial nos primeiros anos de vida, é também essencial a relação com o pai, para que a criança e o jovem se diferenciem da mãe e assim cresçam como pessoas autónomas.
Não bastam os afetos para crescer: são necessárias regras e autoridade, o que é acentuado pelo papel do pai.
Num contexto em que se discute a legalização da adoção por homossexuais, não é supérfluo sublinhar a importância dos papéis insubstituíveis e complementares da mãe e do pai na educação das crianças e dos jovens: são papéis.
 
 
Dia 4 de Fevereiro de 2014- Terça Feira
 
Sentes-te em baixo?
Talvez te sintas assim porque, apesar de todos os teus esforços e das boas intenções, estarás sempre a cometer os mesmos erros.
Quantas vezes prometeste que mudarias para, logo depois, te aperceberes de que nada ou pouco mudou em ti!
Não vale a pena mascarares-te de indiferença ou de superioridade; não adianta esconderes-te numa hiperatividade incessante e desatinada para manter distante o vazio interior.
Um vazio que leva à autodestruição e à vontade de fazer mal a ti próprio.
E tudo isto pode acontecer porque não tens poder sobre ti.
Aprender a ter paciência contigo, com os outros e com as coisas. Eis o segredo
 
 
Dia 5 de Fevereiro de 2014- Quarta Feira
 
Precisamos de considerar que a vida não é bonita nem feia, nem clara nem escura, mas um alegre claro-escuro.
Enquanto as pessoas continuarem a ouvir quem as leva a acreditar que o sofrimento e a morte não são evidências que lhe digam respeito, nunca conhecerão a sua verdadeira humanidade.
O sofrimento e a morte fazem parte da vida.
A pessoa que aceita a sua mortalidade, a sua fraqueza, é ativa, aberta às mudanças; é vital, verdadeiramente otimista e com uma autoestima sadia.
Consegue transformar as situações porque conseguiu transformar  e sublimar a sua debilidade.
 
 
Dia 6 de Fevereiro de 2014- Quinta Feira
 
Diz Miguel Esteves Cardoso:
Começar é fácil.
Acabar é mais fácil ainda.
Chega-se sempre à primeira frase, ao primeiro número da revista, ao primeiro mês de amor.
O coração humano vicia-se em mudar. Vicia-se na novidade do arranque, do início, da inauguração.
A actividade que eu mais amo e respeito é a actividade de manter.
É por isso que eu hoje respeito mais os continuadores que os criadores.
Criadores não nos faltam.
Chefes não nos faltam.
Faltam-nos continuadores.
Faltam-nos tenentes.
Os verdadeiros heróis são os guardiões
 
 
 
Dia 7 de Fevereiro de 2014- Sexta Feira
 
Como diz Miguel Esteves Cardoso, qualquer palerma se apaixona, mas é preciso paciência para fazer perdurar uma paixão.
O esforço de fazer continuar no tempo coisas que se julgam boas — sejam amores ou tradições, monumentos ou amizades — é o que distingue os seres humanos.
Qualquer casamento duradoiro é mais apaixonante do que a mais acesa das paixões. Guardar é um trabalho custoso.
As coisas têm uma tendência horrível para morrer. Salvá-las desse destino é a coisa mais bonita que se pode fazer.
 
Dia 10 de Fevereiro de 2013- Segunda Feira
 
Pergunta Miguel Esteves Cardoso “Haverá verbo mais bonito do que «salvaguardar»?
E responde: “É fácil uma pessoa bater com a porta, zangar-se e ir embora.
O que é difícil é ficar.
Preservar é defender a alma do ataque da matéria e da animalidade.
Deixadas sozinhas, as coisas amarelecem, apodrecem e morrem.
Não há nada mais fácil do que esquecer o que já não existe.
Criar é fácil.
As obras de arte criam-se como as galinhas. O difícil é continuar.”
 
 
 



 

  

 

 

 

Sem comentários: