sábado, 26 de outubro de 2013

Textos da 2ª quinzena de Outubro da nossa rúbrica na "Rádio Costa D'Oiro"


 

Dia 15 de  Outubro 2013- Terça Feira

 

      No dia 5 de Outubro teve lugar a Caminhada pela Vida, desde o Marquês de Pombal até ao Rossio, em Lisboa.

       Segunda Sofia Guedes, cerca de “80% dos participantes eram jovens, jovens que querem um futuro com esperança, que acreditam na vida e na família”.

       Foram cerca de 50 as pessoas que se juntaram neste evento. Não foram notícia, talvez porque a causa era incomodativa. Mas não podemos calar as vozes da vida, da esperança!

        Nestes tempos de crise e de pessimismo há que lutar por dar esperança aos jovens, defender a família e a vida.

        O bem e o mal estão em contínua luta, mas temos de ter a esperança de que o bem ganha sempre. Não valor mais alto do que o da vida. Temos de proteger a vida desde a conceção. Parabéns aos organizadores desta caminhada pela vida e a todos os participantes!

 

Dia 16 de Outubro de 2013- Quarta Feira

 

   Cuidado com a internet. Nunca é demais avisar os pais a manterem a vigilância aquando a navegação na internet pelos filhos e garantir que o fazem em segurança.

  Internet, facebook, youtube… A palavra de ordem parece ser a de estar sempre online e a expor tudo nas redes sociais. Cuidado.

  Ensine que nem tudo se pode expor. Advirta os seus filhos dos perigos do facebook, cuidado com fotos. Não publique fotos dos seus filhos, não dê indicação de dados pessoais. O facebook não um diário privado e muito menos público. Torne-se amigo dos seus filhos e ative as políticas de segurança par garantir maior confidencialidade

   

Dia 17 de Outubro de 2013- Quinta Feira

 

   Para quem tem filhos pequenos, a hora de sair de casa de manhã antes das aulas pode ser um drama. Pode parecer que corre tudo bem até à hora do pequeno almoço, mas depois aqueles minutos que deveriam ser rápidos antes da saída podem ser prolongados.. Ou falta um ganchinho no cabelo, ou ainda é preciso lavar os dentes..

  Mantenha a calma. Não eleve a voz com os seus filhos. Não os ponha nervosos e a ouvir gritos logo de manhã. Explique-lhe mais tarde o quão importante é despacharem-se e não perderem tempo para conseguirem chegar a horas.

 Garanta que têm roupa e mochilas organizadas e véspera e .. não esqueça, que uma boa dose de paciência ajuda sempre.
 

Dia 18 de Outubro de 2013- Sexta Feira

  

  A tão famosa Notre Dame de Paris faz este ano 850 anos! Para festejar e celebrar estão a dotar esta catedral de novos sinos

  Notre Dame começou a ser construída em 1163 e hoje, passados séculos, em tempos onde para muitos a fé está esquecida e outros não praticam, eis que esta lindíssima igreja, situada na ilha de Paris, é dotada com novos sinos.

  Cada sino, tem uma madrinha ou padrinho e tem gravada uma frase da oração do Angelus, essa oração a Nossa Senhora rezada ao meio dia e altura em que os sinos tocavam. Desde a revolução francesa que os sinos deixaram de tocar pois ficaram deteriorados. Pois eis que agora os franceses e todos os turistas que visitarem Notre Dame, os vão poder tornar a ouvir.
 

Dia   21 de Outubro de 2013- Segunda Feira

 

   Antoine de Saint Exupéry, autor do Principezinho, dizia que :” Aqueles que passam por nós não vão sós,. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”.

   Pense nisto. Não somos indiferentes a niguém, e ninguém nos é indiferente. Por isso temos a responsabilidade de pensar na imagem e recordação que os outros guardam de nós, esse pouco de nós, que queremos deixar.

   Alegria. Alegria para tornar os outros alegres! Otimismo. Numa época tão pessimista, nem tudo está perdido, há sempre coisas boas a agradecer em cada dia que passa.

   

Dia  22 de Outubro de 2013- Terça Feira

 

  Num estudo recente feito em Inglaterra, chegou-se à conclusão de que a Grã Bretanha sofre de uma profunda crise familiar em que desapareceu praticamente o papel fundamental do pai.

 Esta crise não é novidade e provavelmente não se verifica só na Grã Bretanha.

  O que no entanto importa é que este efeito traz custos graves no desenvolvimento da sociedade. Com o aumento de família monoparentais, as crianças ficam sem referências masculinas e ficam mais vulneráveis e susceptíveis a fracassar a nível escolar, sofrer problemas  de auto estima e de comportamento. Outra consequência preocupante é o aumento das gravidezes juvenis que darão por sua vez, origem a futuras famílias frágeis.

 Temos de lutar pela família, célula base da sociedade! Todos os casais têm problemas, a vida não é cor de rosa para ninguém, mas os custos de um divórcio são bem superiores aos pequenos atritos que possam surgir. Conselho: acalmar-se quando vier a tempestade e fazer as pazes o quanto antes com o seu marido ou mulher.

  

Dia 23 de Outubro de 2013- Quarta Feira

 

    Um filme engraçado para uma ida ao cinema, ou para ver no aconchego do lar com pipocas, é o filme “Gru mal disposto 2”.

   A comédia continua e o ingrediente mais delicioso é o outrora vilão Gru, que se tornou num exemplar pai de família, começa a questionar-se se não estará na altura de encontrar uma mãe para as suas filhas adotadas.

  Vale a pena ver em família, pois trata-se de repensar nos valores familiares de uma forma leve mas profunda.

  

Dia 24 de Outubro de 2013- Quinta Feira

 

   Em Amsterdão , no país da Eutanásia, o principe Friso, irmão do Rei da Holanda, continua em coma profundo depois do acidente de esqui na Austria em 2012. As perspetivas de recuperação não são muitas.

   Assunto polémico no pais da eutanásia.. Será que para os príncipes a Eutanásia não se aplica? Vale a pena levar isto a consideração. Como se mede o valor da vida humana?   Pelo estatus, estrato social, ou simplesmente porque se trata de uma vida?

   Toda a vida humana é um milagre puro e um dom inigualável. Toda a vida humana merece o mesmo respeito, os mesmos cuidados médicos, quer se trate de um príncipe, ou de um sem-abrigo. Não temos o direito de tirar a vida a ninguém, já que também não a demos a ninguém. Podemos sim, dar-lhe melhores condições e fazer os possíveis para que sobreviva.

   

Dia  25 de Outubro de 2013- Sexta Feira

  

   Educar e ensinar para o casamento. Num recente estudo numa universidade do Minnesota, interrogou-se uma série de alunos sobre o casamento. As respostas foram variadas mas muitas muito pertinentes e inovadoras.

  Na escola ensina-se tudo: como não engravidar, como ter sexo seguro, o malefício das drogas, mas… ninguém fala de casamento. Ninguem nos explica nem prepara para o casamento.

  Já teve alguma conversa conversa familiar sobre o casamento? Há que ensinar ou relembrar estes conceitos base. O casamento é de um com uma para sempre para a criação e educação da prol. Para sempre! Para o bem e o mal, na saúde e na doença, na dor e na alegria. Para sempre! Este conceito de para sempre tem de ser afirmado.

 Não se trata de uma experiência com um produto descartável. Não somos descartáveis e não estamos à experiência.

 Eis algo que realmente se deveria ensinar em casa e nas escolas.

 
 

Dia 28 de Outubro de 2013- Segunda Feira

 

   Construtores de lar.

   Numa época de crise económica, mas sobretudo de crise de valores e de crise da família esta medida anunciada pelo governo para 2014 de se poder optar por trabalhar em part time paraque as mães possam dedicar mais tempo aos seus filhos é claro de louvar!

  É agora fundamente e essencial que se ponha em prática. Há que reconstruir os lares!

  Há que pensar seriamente se o facto da mãe ter de trabalhar fora de casa compensa ou não. Para as crianças é fundamental ter a mãe por perto, disponível para ir buscar à escola a horas decentes, estar em casa a acompanhar os trabalhos de casa, ouvir o que a criança tem para contar sobre o seu dia de escola, as experiências vividas.

 Esta medida traz também benefícios para o casal. Ao estar mais tempo em casa, a mãe tem tempo para deixar a casa organizada, os filhos com os trabalhos de casa feitos e banhos tomados para que quando o marido chegue a casa, encontre tudo a postos para um bom jantar em família com conversa amena e sem stress.

  As famílias têm este direito! Temos de reconstruir os lares.

 

Sem comentários: