quarta-feira, 9 de outubro de 2013

APFN apoia iniciativa parlamentar em favor das famílias numerosas




A APFN aplaude a iniciativa do Grupo Parlamentar do PSD de apresentar no Parlamento um conjunto de medidas que vêm trazer mais equidade e justiça para as famílias com filhos. 
 
 



São medidas corajosas na conjuntura em que vivemos. Medidas que combatem injustiças e demonstram um entendimento correto da realidade atual do nosso país. Portugal atravessa uma crise demográfica profunda e paradoxalmente são muitas vezes as famílias com filhos, o garante do futuro e das reformas dos que hoje trabalham, que são mais penalizadas.

 

Estas medidas incluem um Projeto de Lei e duas Recomendações ao Governo para introduzir a dimensão da família no cálculo de impostos em áreas nas quais até agora esta não era tida em conta, dando por isso origem a penalizações injustas para as famílias portuguesas:

  

IMI – Atualmente, o cálculo do valor deste imposto para uma determinada casa não considera o número de pessoas que lá vivem. Uma família maior precisa de uma casa maior e atualmente essa casa, por ser maior, é taxada como um luxo;

IRS – Para uma justa tributação acreditamos que não se deverá olhar apenas para o rendimento mas também para o número de pessoas que dele vivem.  Faz pouco sentido que a taxa de IRS não diminua quando aumenta o número de dependentes. E menos sentido ainda faz que apenas seja possível deduzir no imposto 30 euros/mês por cada dependente, um valor muito distante das reais necessidades básicas de cada filho;

ISV – Uma família com quatro ou mais filhos tem obrigatoriamente que ser transportada num veículo com mais de 5 lugares. A própria lei assim o exige como medida de precaução e segurança. O cálculo do imposto assume que esses veículos, que por serem maiores têm necessariamente mais cilindrada, são também um luxo. Transportar os filhos em segurança e, assim, cumprir uma imposição legal traz desta forma um encargo desproporcionado para as famílias numerosas.

As famílias portuguesas querem ter mais filhos e medidas como estas constituem grandes avanços no respeito pelas famílias e na criação de condições para que todas possam ter os filhos que desejam ter sem as penalizações injustas que hoje existem.

 

As famílias portuguesas irão responder de forma muito positiva a iniciativas como esta, com as quais vão deixando de ser penalizadas por ter filhos. Ganham as famílias, ganha a economia, ganha o país e ganhamos todos!

 

A APFN apela aos Deputados de todos os Grupos Parlamentares que apoiem estas iniciativas que modernizam Portugal e dão um sinal positivo às famílias que tanto precisam. A defesa da família, e com ela a defesa do futuro de Portugal, estão acima das divergências partidárias e beneficiam todos.

 
Lisboa, 7 de Outubro de 2013

Sobre a APFN – Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

A APFN foi formalmente constituída em 1999 e integra famílias com três ou mais filhos. Acredita e defende os valores da família, contando atualmente com mais de 10.000 associados. A APFN pretende, com a sua actividade, mudar as mentalidades e as políticas relativamente à família e  transformar o actual cenário de inverno demográfico que, se não for alterado, continuará a conduzir à insustentabilidade económica e social do país. A APFN acredita na família como a solução do futuro e enquanto resposta histórica em todos os momentos de crise. Está convicta que o país precisa de mais crianças e jovens mas também precisa que essas crianças e jovens possuam as competências suficientes para enfrentar os desafios do Futuro. O lema da APFN é “Apostar na Família é construir o Futuro”.

 

 

GABINETE DE APOIO À IMPRENSA:

IUPI COMUNICAÇÃO

Constança Ferreira | tlm: 91 748 64 68 | constancaferreira@iupi.com.pt |

Dina Deus                 | tlf:   21 435 88 54 | dinadeus@iupi.com.pt  |

 

Para mais informações

Consulte: www.apfn.com.pt

 

Sem comentários: