quarta-feira, 29 de maio de 2013

Drogas continuam a matar jovens

 
 
Segundo o documento, a taxa de mortalidade - provocada diretamente  pelo consumo de droga, através de overdoses, ou indiretamente, por doenças  várias, sobretudo infectocontagiosas, e acidentes, violência e suicídio  - ronda os 1 a 2% por ano. 
 
(...) os especialistas estimam que 15,4 milhões de jovens europeus,  entre os 15 e os 34 anos, tenham consumido canábis no último ano. 
 
(...)  alerta o Observatório Europeu, o mercado tem sido invadido  por drogas novas, não controladas pelo direito internacional, muitas vezes  rotuladas como 'alimentos para plantas'.  
Só no ano passado, adianta, os 27 Estados-membros, a Noruega, a Croácia  e a Turquia [que integram o relatório de 2013] notificaram 73 novas substâncias  psicoativas. 
Os dados do relatório deixaram a comissária europeia dos Assuntos Internos,  Cecilia Malmstrm (...) preocupada, pois um quarto dos adultos europeus - ou seja, 85 milhões de pessoas - já consumiu uma droga ilícita o que significa  que o consumo de drogas na Europa se mantém elevado" (..). 
A sua preocupação deve-se também ao facto de existir "um mercado de  estimulantes cada vez mais complexo e uma oferta imparável de novas drogas,  que são cada vez mais variadas". 
Questão também abordada pelo diretor do EMCDDA, Wolfgang Gtz, que lembrou  que o problema da droga está "em constante evolução". 
"A nova estratégia da UE de combate à droga para 2013-20 terá de lidar  com um problema que se encontra num estado permanente de mudança e com um  mercado fluído, dinâmico e em rápida evolução.
 
Lusa

Sem comentários: