domingo, 2 de dezembro de 2012

Textos rádio costa d'oiro de 20 de Novembro a 3 de Dezembro


 
Textos “Algarve Pela Vida”

De 20 de Novembro a 3 de Dezembro de 2012

 

 

Dia 20 de Novembro de 2012- Terça Feira

 

Numa altura em que turbas de indignados inflamam literalmente as escadas de São Bento, rodeados por uma outra turba, desta vez de jornalistas, algo de espantoso e de diametralmente oposto aconteceu, nas últimas semans, à porta de uma clínica onde se fazem diariamente abortos, , no coração de Lisboa.

Voluntários de todas as idades salvam vidas humanas todas as semanas, por vezes, todos os dias.

São uma luz viva neste tempo de trevas que infesta Portugal.

Através da iniciativa 40 dias pela vida dinamizada pela missão "Mãos Erguidas" interpela casais e mulheres antes e depois de entrarem na clínica dos Arcos, não agredindo a sua liberdade, mas propondo-lhes opções alternativas, apoios sociais, médicos, psicológico, entre outros.

 

Dia 21 de Novembro de 2012- Quarta Feira

 

À Porta de uma clínica de abortos em Lisboa, vários voluntários podem diariamente encontrar situações dramáticas de casais que são forçados a eliminar os seus filhos, os filhos que carregam no ventre porque ninguém lhes apresenta qualquer alternativa válida.

O mais chocante é ver jovens adolescentes grávidas, levadas pelo braço pelos seus pais pressionadas para a abortar porque não há espaço para mais ninguém. É ver casais abraçados a chorar à saída da clínica, devastados pelo que acabaram de fazer.

Aqui a esperança morre antes sequer de chegar a nascer.

 

 

Dia 22 de Novembro de 2012- Quinta Feira

 

Na Holanda cerca de 4.000 idosos morrem por eutanásia, mas ¼ é feito sem o consentimento do próprio interessado que é morto por médicos de acordo com instruções dos seus familiares que, desta forma, se pretendem livrar do fardo dos seus parentes mais velhos.

O resultado é que muitos idosos holandeses fogem para lares na Alemanha onde se sentem mais seguros.

A sociedade deve dar espaço aos idosos e a uma morte natural num contexto que lhes ofereça a melhor qualidade de vida possível.

 

Dia 23 de Novembro de 2012 - Sexta-Feira

 

O núcleo da Cáritas da Paróquia da Nossa Senhora do Amparo em Portimão, encontra-se aberto todos os sábados, funcionando entre as 15h00 e as 17h00, onde são distribuídas roupas (bebé, criança, senhora e homem) e sapatos.

Desde que foi transferida para as novas instalações foram já atendias várias centensas de pessoas, sendo que muitas são estrangeiras.

Em média são atendidas cerca de 17 pessoas em cada sábado.

Caso queira contribuir com a sua preciosa ajuda, em termos de roupa e calçado, poderá fazê-lo deixando  o vosso donativo durante o horário de atendimento aos sábados à tarde.

 

Dia 26 de Novembro de 2012- Segunda Feira

Um dos grandes problemas que a escola enfrenta, desde os últimos 20 anos, prende-se com a concorrência dos multimedia, video-jogos, internet etc..

Era e é, pois, importante que a escola se alie à internet e às ferramentas de multimedia para que o ensino se torne mais atrativo, apelativo e eficaz.

Mais recentemente uma editora nacional lançou um projeto que está a ter um enorme sucesso e adesão por parte de pais e professores denominado "Escola Virtual" e que tenta promover a automotivação do aluno, levando-o a estudar e fazer exercícios de forma lúdica.

Uma excelente iniciativa para uma escola que tem forçosamente de se modernizar.

 



Dia 27 de Novembro de 2012- Terça Feira

 

Há um ambiente de vida criado pelo dom recíproco de um homem e uma mulher, chamados a viver como compromisso de amor.

Este é o ambiente indispensável para que a criança desenvolva suas potencialidades e torne-se consciente de sua dignidade.

A sociabilidade humana, aprendida e experimentada na família, é determinante na sustentação da sociedade e a família, quando protagonista da vida econômica, ensina a importância da partilha e da solidariedade entre as pessoas.

Nestes tempos de crise, a família precisa, pois, contribuir, sobretudo, com a educação para o sentido do trabalho e ajudar na oferta de orientações.

 

 

Dia 28 de Novembro de 2012- Quarta-Feira

 

As mulheres que à porta de clínicas onde se fazem abortos optam por não as realizar são apoiadas por associações de apoio à vida, que as encaminha para um um médico  que as vê a custo zero do princípio ao fim da gravidez. Ajuda-se com enxovais, fraldas, processos de legalização  e procura de emprego dos pais.

Em tempo de crise a tentação de resolver gravidezes inesperadas recorrendo ao aborto pode ser grande, mas é um erro. De acordo com a presidente da associação Emergência Social, Paula PimentelAs pessoas pensam que vêm aqui e depois de abortarem voltam a ser quem eram antes, porque já resolveram o problema, tiraram aquilo que as incomodava. Mas uma mulher, depois de engravidar nunca mais volta a ser a mesma, quer tenha um bebé, quer não deixe a criança nascer. Embora venha aqui e aparentemente possa sair com alívio, a angústia vai depois ser muito maior.”

 

 

Dia 29 de Novembro  2012- Quinta-Feira

A Quinta Pedagógica de Portimão tem diversas novidades na área psicoterapêutica para o ano letivo de 2012/2013, lançando novas atividades e desafios aos participantes nas sessões terapêuticas.

Assim, vão decorrer sessões de terapia através da arte e dos sons dos animais, para além das actividades adaptadas para população que já existem destinadas a crianças com necessidades educativas especiais a decorrer neste espaço.


O objetivo é reforçar a promoção da inclusão social, estimulando a melhoria da autoestima e autoconfiança, ao permitir aos participantes revelarem outras qualidades individuais que possuam, mas que ainda não exploraram.

 

Dia 30 de Novembro de 2012- Sexta-Feira

 

Muitos dos piores impactos sociais da crise não são ainda suficientemente aparentes, mas parecem não existir dúvidas de que as suas implicações serão sérias e de longo prazo.

Os mesmos incluem a pobreza envergonhada, o aumento do desemprego, a erosão das condições de trabalho, as tensões familiares, o agravamento das situações de stress, de violência e das doenças crónicas, a perda de confiança e de aspirações por parte das crianças e dos jovens, bem como o medo de perder a casa, o aumento do endividamento, novas situações de sem-abrigo, aumento da violência doméstica e urbana.

Estamos a viver numa era onde uma maior competitividade por recursos mais escassos, sobretudo entre os mais pobres, poderá levar a um aumento preocupante dos níveis de intolerância, racismo e xenofobia.

Por isso, manter a calma e reforçar a solidariedade sobretudo dos mais ricos é fundamental

 

 

Dia 3 de Dezembro de 2012- Segunda-Feira

 

Pelo sonho é que vamos,
comovidos e mudos.

Chegamos? Não chegamos?

Haja ou não haja frutos,
pelo sonho é que vamos.
Basta a fé no que temos,
basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria
ao que desconhecemos
e ao que é do dia-a-dia.

Chegamos? Não chegamos?

─ Partimos. Vamos. Somos.

Sebastião da Gama

 

Sem comentários: