segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Escola virtual

Um dos grandes problemas que a escola enfrenta, desde os últimos 20 anos, prende-se com a concorrência dos multimedia, video-jogos, internet etc..

Os estudantes sentem-se desmotivados perante livros em papel ou perante matéria de estudo que está ao seu dispôr à velocidade de um click.

Além disso, os multimedia, internet, video-jogos, etc... aumentam o grau de desconcentração.

Era e é, pois, importante que a escola se alie à internet e às ferramentas de multimedia para que o ensino se torne mais atrativo, apelativo e eficaz.

O Ministério da Educação desde há muitos anos que tem gabinetes próprios onde supostamente se incentivaria ao uso dos media nas salas de aulas e muitos professores, por sua própria iniciativa, têm-no feito recolhendo material da internet.

Por outro lado, neste linha de interação escola-multimedia, o recurso a quadros interativos (uma espécie de power points interactivos) têm também sido uma preciosa ajuda, embora nem todos os professores e nem todas as escolas tenham possibilidade de ter e dominar esta preciosa ferramenta.

Mais recentemente uma editora nacional lançou um projeto que está a ter um enorme sucesso e adesão por parte de pais e professores denominado "Escola Virtual".

Este é projeto é um paradigma novo que tenta promove a automotivação.
O aluno chega a casa, liga o computador e estuda de maneira lúdica.
O objetivo é que com este acesso os estudantes aprendam mais facilmente e precisem menos de recorrer a explicações ou a livros de exercícios.

Uma excelente iniciativa !!!



Sem comentários: