segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Textos da Rádio Costa D'Oiro de 8 de Agosto a 3 de Setembro




Dia 8 de Agosto de 2013- Quarta Feira

 

A ética da primeira pessoa, isto é, a auto-exigência deveria ser sempre a primeira condição para a ética da terceira pessoa, isto é, o ser-se exigente com os outros.

Infelizmente todos os dias se observam distorções deste contrato moral.

As pessoas simples não entendem e indignam-se legitimamente.

As elites exemplares escasseiam, a procura do bem comum dilui-se, ao mesmo tempo que brotam como cogumelos as falsas elites feitas de calculismo.

O respeito pelas regras legais ou comportamentais tem sido menosprezado por certos grupos.

Permita-se-me a imagem caricatural: hoje, em dia, parar no semáforo vermelho é quase um sinal de inadaptação social nos tempos que correm.

De há muito, assiste-se a formas iníquas de promiscuidade e de disfarce de interesses privados e públicos, ao sôfrego domínio de certas instituições fundamentais por pessoas impreparadas, sem currículo e que as usam despudoradamente em benefício próprio.

Já lá vai o tempo em que para se ocupar um lugar de alta responsabilidade política, institucional ou empresarial eram sempre necessárias provas de vida, de experiência e de responsabilidade efectiva.

Em muitas instâncias de diferentes naturezas, reforça-se o primado dos objectivos monetarizados, mas esfumam-se as referências, os princípios e os ideais. Mais do que nunca, parece valer-se não pelo que se é, mas pelo que se tem ou se insinua ter.

 

 

Dia 9 de Agosto de 2013- Quinta Feira


A verdadeira liderança vem do exemplo, não do poder formal e efémero.

Há na governação, nas instituições, nas empresas, na sociedade, notáveis exemplos de rectidão, serviço público e hombridade.

Porém a ética do esforço conta menos. Vale mais a esperteza arrivista. O valor da exactidão esvazia-se.

A flexibilidade é palavra de ordem para tudo, até mesmo para o carácter e conduta moral.

É preciso que a rectidão, a competência e a honestidade voltem, de novo, a ser os objectivos da vida pessoal e em sociedade em detrimento do “chico-espertismo” ou da botata.

E para esta alteração nos comportamentos, não há remédios técnicos para males éticos.

Esta é a mais séria e profunda reforma estrutural e geracional que urge concretizar na sociedade portuguesa. Sem ela, não há troika que nos valha…

 

 

Dia 10 de Agosto de 2013 - Sexta-Feira

 

As interrupções voluntárias da gravidez reportadas pelas entidades que as fazem são mais do que as registadas pela Direção-Geral de Saúde, segundo a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde que defende o pagamento de uma taxa moderadora.

A conclusão consta do relatório de 2011 da Inspeção Geral das Atividades em Saúde, que inspecionou no ano passado 18 estabelecimentos oficiais onde de realiza o aborto por opção da mulher nas primeiras dez semanas.

Em Portugal foram efetuadas 18.827 abortos só num ano.

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde IGAS defende a instituição de "mecanismos que permitam detetar e controlar os abortos que se repetem, escrevendo que "seria de equacionar o pagamento de uma taxa moderadora, que terá um efeito moralizador no acesso" à intervenção que se tem vindo a generalizar.

Essa taxa serviria, segundo a a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde, para que os abortos não sejam vistos "como um método anticoncecional, mas sim como um recurso para resolução de uma situação pontual” sempre a evitar.

 

 

Dia 13 de Agosto de 2012- Segunda Feira

 

No "Pai Nosso" rezamos "mas livraí-nos de todo o mal".

Este "todo o mal" pode ser interpretado como o mal físico, material ou até financeiro que nos pode afectar, tais como doenças, períodos de carência ou necessidade, crise, etc.

Mas também pode referir-se ao mal que existe dentro de nós e como nos devemos livrar desse mal endógeno que, por vezes, parece que nos afoga e sufoca.

Quantas vezes ouvimos alguém que cometeu um crime dizer, “nem sei como fui capaz de fazer isso”. Mas fez.

Como dizia, um autor Emanuel Wertheimer "Há o bem e o mal: o primeiro depende de nós; nós dependemos do segundo."

Por outras palavras, para fazer o bem, temos que nos mover, enquanto que para fazer o mal, basta deixá-lo actuar e manifestar-se desde dentro de nós.

Ou ainda, como refere o escritor José Saramago "É mais fácil ser mau, mau nas suas formas menores, mau em tudo aquilo que nos afasta do outro, do que ser bom." (Cfr. Entrevista ao Expresso 1995)

O que está dentro de nós, o mal, afasta-nos do outro. O que precisamos de fazer de bem, está fora de nós e leva-nos ao encontro do outro.

Por isso, a consciência do mal em nós é o 1º passo para o evitar e para pode afogar em abundância de bem.

 

Dia 14 de Agosto de 2012- Terça Feira

 

Nos países envelhecidos da Europa do Sul, com mais de 15% de população com mais de 65 anos e número de jovens em declínio, o desfazamento entre a população activa e passiva vai aumentando devido à redução do nº de nascimentos.

Isto traz repercussões dramáticas, que vão desde as excessivas deduções para a segurança social, de forma a garantir as pensões e a disponibilidade de outros serviços sociais a toda a população, a sérios desequilíbrios nas estruturas de produção e consumo, alterações nas políticas de reforma; desequilíbrios no investimento e poupança a nível colectivo e familiar; diminuição do rendimento familiar disponível; aumento dos gastos em saúde; subutilização das escolas e desemprego de professores por falta de alunos; aumento do nº de idosos abandonados; possível quebra do sistema de Segurança Social, proliferação dos divórcios e fragilização dos laços de apoio primários dentro da família.

 

 

 

Dia 15 de Agosto de 2012- Quarta-Feira

No último filme da saga Batman "O Regresso do cavaleiro negro" , Batman é aprisionado e a única forma que tem de escapar e salvar a sua cidade passa pela inspiração de outras personagens em favor do bem.Não se trata só de combater o mal, mas de sensibilizar o mal para que se transforme em bem.

O que caracteriza a série dos Batman, seja no cinema, seja na BD, é o facto das suas personagens serem pessoas traumatizadas e afectadas por experiências extremamente negativas e esse contexto acaba por condicionar os seus comportamentos ao ponto de se comportarem não como humanos, mas como sucedâneos de animais (morcegos, pinguins, gatos, etc.).

Este apelo ao lado negro e à degenerescência do ser humano tem marcado esta série de filmes agravada ultimamente por dramáticos acontecimentos da vida real (suicídio do  Heath Ledger e agora assassinato em massa num cinema de Denver).

Por curiosidade, este último filme que abre perspectivas novas de superação do mal ficará inevitavelmente marcado, para sempre, pela manifestação mais abjecta desse mesmo mal

 

Dia 16 de Agosto de 2012- Quinta-Feira

 

A Cáritas da Matriz de Portimão alterou a suas instalações para a rua Diogo Gonçalo, nº 31 em Portugal, continuando, no entanto, à mesma com a sua loja aberta, localizada em frente à Igreja Matriz.

Neste momento de maior dificuldade, a Cáritas da Matriz de Portimão está a precisar com urgência de leite para bebes, fraldas de todos os tamanhos e de diversos alimentos, tais como legumes, peixe, carne, yogurtes e tudo o que seja para alimentação.

A Cáritas da Matriz de Portimão apela também aos agricultores do concelho de Portimão que tenham produção em excesso para que a entreguem a esta instituição.

Recorde-se que os donativos entregues à Cáritas da Matriz de Portimão são dedutíveis no IRS e IRC.

 

Dia 17 de Agosto de 2012- Sexta-Feira

 

Desde que a lei da interrupção voluntária de gravidez entrou em Julho de 2007, foram feitos mais de 63 mil abortos em Portugal, o que, num país que está, neste momento, com um forte decréscimo demográfico, não deixa de ser preocupante.

Igualmente preocupante são os custos com os abortos por parte do Estado português que atingem já os 100 milhões de euros, relativos a subsídios sociais e despesas com deslocações, além dos custos hospitalares.

O facto de muitos casais recorrerem ao aborto sem se preocuparem com o recurso a métodos de planeamento familiar levou a que fosse entregue uma petição na Assembleia da República com vista à "Avaliação da realidade do aborto em Portugal" e que, em breve, será alvo de possível alteração legislativa no sentido de taxar os abortos, em particular, os que se repetem.

 

 

Dia 20 de Agosto de 2012- Segunda-Feira

 

Como todos sabemos, Portugal está a envelhecer a um ritmo preocupante.

Desde há 30 anos que não conseguimos assegurar a renovação das gerações!

Nascem cada vez menos crianças e estamos a caminho de ser o 2º país mais envelhecido do mundo.

O Estado considera as crianças como cidadãos mas, muitas vezes, ignora a sua existência ou considera as como uma percentagem variável.

Vejamos o que se passa em vários domínios:

Na taxa do IRS – cada filho vale zero;

Nas deduções personalizantes do IRS – cada filho vale cerca de 75%;

Nas deduções de educação, saúde,…(entre os 3º e 6º escalão do IRS) – cada filho vale 10%;

No abono de família – cada filho vale meia pessoa – 50%;

Nas taxas moderadoras – cada filho vale 0%;

No Passe Social Mais cada filho vale 25%.

Estas situações revestem se de uma enorme injustiça e acarretam ao país graves consequências, pois comprometem o crescimento económico e a coesão social, nomeadamente, a sustentabilidade da segurança social e do sistema de saúde

Dados da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas.

 

Dia 21 de Agosto de 2012- Terça-Feira

 

Quando se olha para o rendimento é justo não esquecer quantas pessoas esse rendimento alimenta e veste.

Será que esse rendimento sustenta 2 pessoas? Ou sustentará 3 (pai + mãe +1 filho), ou 4 (pai+ mãe + 2 filhos), ou 5 (pai + mãe + 3 filhos) ou muitas mais?

Justo seria que o rendimento da família fosse avaliado em função do número de pessoas que sustenta. Ou seja, que fosse dividido pelo número de elementos da família!

É por essa razão que a Associação Portuguesa das Famílias Numerosas lançou um manifesto intitulado  “UM FILHO VALE UM”

Todos os dias a sociedade pede mais às famílias. Mais impostos. Mais tempo. Mais responsabilidade e dedicação.

Afinal as famílias são aquela estrutura que está sempre lá. Conta se com ela para o diaadia e para os momentos extraordinários.

É a solidez das famílias que confere resiliência às sociedades. E o que distingue muitas vezes uma crise de uma catástrofe é apenas a existência de redes familiares suficientemente fortes e funcionais para absorverem e reagirem aos diversos problemas e desafios que marcam cada geração.

 

 

Dia 22 de Agosto de 2012- Quarta-Feira

 

Para que as famílias possam cumprir a sua missão é preciso darmoslhes condições para que possam resistir, crescer e ter os filhos que desejam.

Se a decisão de ter filhos for feita com verdadeira liberdade e responsabilidade, teremos mais crescimento económico, mais capacidade de pagar melhores reformas, saúde e educação.

O nascimento de um filho representa um momento muito especial. Para os pais, um filho tem um valor incomensurável.

Verdadeiramente o seu valor é tanto que não é possível contabilizálo. Sempre assim foi e assim continua a ser.

Um Manifesto lançado pela Associação Portuguesa das Famílias Numerosas denominado “Um filho vale um” pede  apenas que cada filho possa ser visto e considerado como aquilo que é: um filho. Um filho tem de valer um!

O Estado reconhece as crianças como cidadãos mas, muitas vezes, ignora a sua existência ou considera-as como uma percentagem variável,  para efeitos fiscais e de acesso aos serviços sociais deve ser a regra.

Para os pais um filho vale tudo. Para o Estado um filho também deve valer um.

 

 

Dia 23 de Agosto de 2012- Quinta-Feira

 

O sociólogo Mark Renerus, do departamento de Sociologia e Centro de Investigação da População da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, desenvolveu um projecto denominado "New Family Structures Study" ou, em português, Estudo sobre as novas estruturas familiares.

Este estudo consiste numa projecto de recolha de dados, em larga escala, de uma amostra indiferenciada de 15.000 jovens adultos norte-americanos, com idades compreendidas entre os 18 e os 39 anos que foram educados e cresceram em tipos diferentes de famílias.

Um resumo do estudo, publicado no Social Science Research, pode ser consultado no site desta oinstituição em www.sciencedirect.com

Este estudo demonstra que a educação de crianças por pares homossexuais ou em famílias monoparentais tem efeitos negativos ao contrário da educação no âmbito de casais heterossexuais estáveis e duradouros.

 

Dia 24 de Agosto de 2012- Sexta Feira

 

No seu discurso de despedida enquanto presidente da Coca-Cola, Bryan Dyson disse o seguinte:

"Imagine a vida como um jogo em que você vai fazendo malabarismos com cinco bolas no ar.

Estas são: seu Trabalho - sua Família - sua Saúde - seus Amigos e sua Vida Espiritual, e você terá de mantê-las todas no ar.

Logo você vai perceber que o Trabalho é como uma bola de borracha. Se soltá-la ela rebate e volta.Mas as outras quatro bolas: Família, Saúde, Amigos e Vida Espíritual, são frágeis como vidros. Se você soltar qualquer uma destas, ela ficará irremediavelmente lascada, marcada, com arranhões, ou mesmo quebradas, isto é, nunca mais será a mesma.

Por isso, cada um tem que apreciar e esforçar-se para conseguir cuidar do mais valioso.

Trabalhar eficientemente no horário regular do escritório e deixar o trabalho no horário.

Gastar o tempo requerido à sua família e aos seus amigos.

Fazer exercício, comer e descanse adequadamente.

E sobretudo... crescer na sua vida interior e espiritual, que é o mais transcendental, porque é eterno.

 

 

Dia 27 de Agosto de 2012- Segunda Feira

 

Enrico Cancelli, jovem de Trieste, no nordeste italiano, deu um pontapé nas limitações impostas pela síndrome de Down e tirou a nota máxima no esame di maturità, que serve para a admissão à universidade

Para isso muito contribuíu a técnica da comunicação facilitada que foi criada e desenvolvida na Austrália e que facilita a expressão dos portadores de trissomia 21, usando teclados ou letras do alfabeto permitindo-o conquistar a autonomia comunicativa que lhe falta.

Sem a comunicação facilitada, Enrico era descrito como portador de "um grave retardo mental".  Agora, com a ajuda de uma técnica especializada e da sua catequista sente a sua vida recomeçar com uma nova dinâmica que nunca imaginava que pudesse ter.

 

 

Dia 28 de Agosto de 2012- Terça-Feira

 

Há poucos meses atrás um jovem tailandês de 18 anos foi encontrado morto num cyber-café de internet, na Tailandia, ao fim de jogar cerca de 40 horas um jogo de computador chamado “Diablo III”.

O jovem jogou as 40 horas seguidas no computador, sem comer, sem beber e sem dormir.

As causas da sua morte estarão associadas à posição sedentária em que se colocou durante quase 2 dias, criando-lhe problemas cardio-vasculares.

É lamentável ver crianças e jovens alienados em jogos de computador, jogando dentro e for a de casa, descuidando os seus estudos, a prática de desporto ou mesmo desligando-se da sua família e amigos.

É uma forma de droga que anula e enfraquece o que os jovens mais têm de importante, a sua vitalidade e o seu dinamismo.

Sejamos moderados e ensinemos os nossos filhos a ser moderados no uso do computador, dos jogos e da internet.

 

Dia 29 de Agosto de 2012 – Quarta-Feira

 

Mais uma vez, de três em três meses, as Mulheres do Século XXI voltaram a reunir-se ao almoço.

No passado mês de Julho, no Jardim Botânico da Ajuda, o sétimo almoço foi dedicado à família. Em altura de profunda crise, como pode a família ajudar?

Fátima Fonseca, professora e presidente da CENOFA (Centro de Orientação Familiar) foi a oradora convidada. A meio de um arroz de pato e já depois de um gaspacho à alentejana, a docente discursou sobre a família.

Casada há 40 anos, mãe de sete filhos e avó de oito netos («por enquanto», como fez questão de lembrar), alertou para a importância da família em tempos de crise.

«A família é uma âncora, algo que nos faz crescer como pessoas. E preocupa-me observar que, desde 1995, as taxas de natalidade e o número de casamentos não param de descer, enquanto os divórcios sobem», referiu a professora, pós-graduada em Mediação Familiar.

Fátima Fonseca deixou uma mensagem a todas as presentes: utilizar as vogais para realçar a importância da família em tempos de crise: «A, E, I, O, U. Amor, empatia, iniciativa, otimismo e união”

 

 

Dia 30 de Agosto de 2012 – Quinta-Feira

 

Num dos seus artigos no semanário “Expresso”, um dos gestores mais brilhantes de Portugal, António Carrapatoso, defendia a introdução obrigatória de aulas de gestão no ensino. Dizia ele que, através do recurso ao método do “caso” e pela transmissão de alguns princípios elementares de gestão, os estudantes estariam a adquirir competências na área da gestão que lhes seriam muito úteis para o futuro.

            Saber gerir o risco, não arriscando demasiado sem uma garantia de reserva, no caso da aposta sair gorada; saber gerir as poupanças; saber gerir os investimentos, saber escolher o local das férias, tendo em conta os encargos mensais de todo o ano, saber escolher a escola dos filhos e a forma destes ocuparem os tempos livres; saber gerir a relação com o parceiro, exigindo de umas vezes e cedendo em outras

            Gerir a economia pessoal e doméstica, gerir a sua carreira, gerir o seu tempo, gerir a sua empresa, gerir as suas relações humanas, etc.etc. tudo isto implica saber gerir e saber gerir bem está inevitavelmente associado às virtudes da prudência e do elementar bom senso.

 

 

Dia 31 de Agosto de 2012 – Sexta-Feira

 

A Cáritas da Matriz de Portimão alterou a suas instalações para a rua Diogo Gonçalo, nº 31 em Portugal, continuando, no entanto, à mesma com a sua loja aberta, localizada em frente à Igreja Matriz.

Neste momento de maior dificuldade, a Cáritas da Matriz de Portimão está a precisar com urgência de leite para bebes, fraldas de todos os tamanhos e de diversos alimentos, tais como legumes, peixe, carne, yogurtes e tudo o que seja para alimentação.

A Cáritas da Matriz de Portimão apela também aos agricultores do concelho de Portimão que tenham produção em excesso para que a entreguem a esta instituição.

Recorde-se que os donativos entregues à Cáritas da Matriz de Portimão são dedutíveis no IRS e IRC.

 

 

Dia 3 de Setembro de 2012 – Segunda-Feira

 

Não deixa de ser interessante que o próprio Jesus Cristo em muitas das suas parábolas evangélicas se refira a actos e princípios de gestão micro-economicos: a forma como as virgens prudentes e imprudentes geriam o óleo das lamparinas do casamento, a forma como os trabalhadores geriam as moedas que o seu patrão lhes deu antes de partir de viagem: a forma como o pastor gere a perda de uma ovelha, a forma como o latifundiário gere a indisciplina dos seus trabalhadores agrícolas, etc.etc.

 

            Se olharmos para a génese de muitas falências verificamos que muitas são causadas por erros de gestão, por apostas mal medidas, por iniciativas pouco prudentes, precipitadas e adoptadas com excesso de confiança. Vemos também a menor sensibilidade que muitos gestores têm em relação ao cumprimento das suas obrigações fiscais e perante a segurança social, o que, mais tarde, lhes traz inúmeros dissabores em mais um sinal de imprudência.

 

            Há que começar a explicar às crianças e jovens o que é gerir e como gerir e gerir bem. Como se deve, com um capital inicial, apostar, desde logo, na contenção de despesas, pagando 1º o que é de lei pagar (IVAs e Segurança Social), depois agir de forma a salvaguardar os postos de trabalho e, em simultâneo, motivar a força laboral da empresa; pensar como melhorar cada vez mais a oferta, tornando-a mais atractiva, ensiná-los a poupar e a não desperdiçar recursos de forma inútil; ensiná-los a tentar acertar nas apostas que fazem e a saber levantar-se quando alguma coisa corre mal.

 

Talvez a reconstrução do país, comece mesmo por aí.

 

Sem comentários: