segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Textos de 10 de Julho a 6 de Agosto



Dia 10 de Julho de 2013- Terça Feira


 
O Agrupamento 159 de Portimão do Corpo Nacional de Escutas está de parabéns neste ano de 2012. Comemora o seu 50º aniversário. 50 anos ao serviço de muitos jovens de Portimão através de uma educação integral baseada nos ensinamentos e pensamentos de Baden-Powell, fundador do Escutismo Mundial.

Tudo aconteceu, particularmente, no dia 11 de Novembro de 1962, dia de S. Martinho, Patrono do novo Agrupamento, inaugurado neste dia com o número 159. Neste dia, na celebração das 11 horas e na presença do Sr. Padre Manuel Vitorino Correia, realizaram-se promessas de elementos e tomou posse a primeira direcção do novo Agrupamento, assim constituída:

Chefe do Agrupamento – João Cantinho Machado Figueiras de Andrade

Assistente do Agrupamento – Padre Manuel Vitorino Correia

Secretário do Agrupamento – João Reis

Chefe do Grupo – José Fernandes dos Reis Lourenço

Chefe da Alcateia – Maria Fernanda Andrade

Chefe da Alcateia Adjunta – Maria Adelaide

Durante estes 50 anos, o Agrupamento 159 de Portimão participou em muitas  actividades, quer com outros escuteiros quer com pessoas fora do movimento escutista. Muitas destas actividades foram organizadas e realizadas pelo Agrupamento, sendo a mais emblemática, A Descida do Rio Arade em Jangadas.







Dia 11 de Julho de 2013- Quarta Feira

Descida do Rio Arade em Jangadas.

Esta, é uma das mais importantes actividades organizadas pelo Agrupamento 159 de Portimão do Corpo Nacional de Escutas e a de maior longevidade. A 1ª Descida remonta a 1976, teve lugar no dia 20 de Junho e nela participaram 12 jangadas dos Agrupamentos 159 de Portimão e 181 de Silves. Já foram realizadas 18 edições da Descida, sendo este ano a XIX nos dias 4 e 5 de Agosto de 2012, integrada nas comemorações do 50º Aniversário do Agrupamento.

Uma das grandes particularidades desta actividade é o facto das jangadas serem integralmente construídas pelos escuteiros ou não escuteiros, em madeira, bambu, cana-da-índia ou cana da ribeira, podendo utilizar, além disso, flutuadores de materiais insufláveis ou outros desde que não sejam identificados como “componentes de embarcações de recreio”.

À boa maneira escutista, a construção das jangadas compreende técnicas de froissartage, cordas, nós e amarrações.











Dia 12 de Julho de 2013- Quinta Feira


Quando um casal de namorados vive a abstinência sexual, a sua comunicação é boa porque não se concentram somente no prazer, mas na alegria de compartilhar pontos de vista e experiências

Pelo contrário, a intimidade física é uma forma fácil de se relacionar, mas ofusca outras formas de comunicação. É um modo de evitar o trabalho que supõe a verdadeira intimidade emocional, como falar de temas pessoais e profundos, além de conhecer as diferenças básicas que existem entre ambos.





Dia 13 de Julho de 2013 - Sexta-Feira



A abstinência sexual no namoro ajuda a fazer crescer o lado amistoso do relacionamento


A proximidade física pode provocar que os jovens pensem que estão emocionalmente próximos, quando na verdade não estão. Um relacionamento romântico consiste essencialmente em cultivar uma amizade e não há amizade sem conversação e sem compartilhar interesses. Alguns jovens se deixam levar por paixões e, depois, quando se conhecem em profundidade, se desencantam. Muitas vezes, nem sequer chegam a se conhecer porque não foram amigos, somente namorados com direitos.




Dia 16 de Julho de 2012- Segunda Feira



As relações sexuais têm o poder de unir duas pessoas com força e podem prolongar uma relação pouco sã, baseada na atracção física ou na necessidade de segurança.

Mas de que serve ter uma boa relação sexual com o companheiro se, depois, no dia a dia, o relacionamento é feito de desavenças, falta de entreajuda e compreensão, discussões, etc ?

Uma pessoa pode se sentir “presa” num relacionamento do qual gostaria de sair porque – no fundo – não o deseja, mas não sabe como o fazer.

Pelo contrário, a namorada que não se entregou precipitadamente ao seu namorado pode, por isso, romper com maior facilidade o vínculo afectivo que a ata ao outro.



Dia 17 de Julho de 2012- Terça Feira



Os namorados que optam por não se relacionar logo na sua vida sexual encontram detalhes “novos” para demonstrar e manifestar o seu afecto recíproco e contam com iniciativas e ideias para passar bem e demonstrar mutuamente o seu carinho.

Pelo contrário, sobretudo da parte dos rapazes, quem já conseguiu o relacionamento sexual com a namorada tende a pensar que já conseguiu o principal e que, agora, tudo o mais se torna desnecessário.

Quando alguém pressiona a namorada com apelos do género “Só te peço sexo uma vez e não insistirei mais”, vale a pena responder: “Isso é justamente o que me preocupa. Entregar-me uma só vez, quando prefiro alguém que me vai querer toda a minha vida.







Dia 18 de Julho de 2012- Quarta-Feira



Os filhos precisam saber que são repreendidos quando seu comportamento não é correcto e que isto se faz para o seu próprio bem e não só porque os pais são uns chatos que resolvem implicar constantemente consigo:

Na repreensão ao filho, cada pai deve:

1- Fazê-la o mais cedo possível.

2- Explicar o motivo concreto.

3- Dizer-lhe que se sente mal e triste.

4- Aproximar-se dele e acariciá-lo.

5- Diga-lhe que o aprecia e faça-lhe ver que vale como pessoa.

6- Fale que não lhe agrada o facto, mas sabe que ele é bom.

7- E termine com um forte abraço e um te quero!

Lembre-se: o melhor motivador para a mudança de atitude dos seus filhos é transmitir-lhes um grande ideal. O ideal de saber mais e de ser melhor, de servir os outros e a sociedade e, por que não, o ideal de ser bem considerado pelos demais. Mas saber apenas não basta é preciso praticar.

E para isso é preciso educar a vontade.



Dia 19 de Julho de 2012- Quinta-Feira



Educamos nossos filhos quando os ajudamos a adquirir virtudes, hábitos bons que os fazem ser pessoas mais livres e responsáveis, quando os ajudamos a actuarem bem e também quando os ajudamos a lutar para melhorar seu comportamento.

Para isso, temos que conhecer como são nossos filhos, quais as suas inquietações e problemas que se aproximam em função de idade e do ambiente em que vivem.

Para isso, devemos adiantar-nos e dar-lhes antecipadamente a informação necessária para que quando se apresente o problema saibam decidir bem e usar sua liberdade de forma responsável.

É melhor chegar com a informação correcta um ano antes do que um dia depois. Os filhos caem em muitos erros por ignorância, por não conhecer as consequências de uma decisão incorrecta.

Prepará-los com tempo, informá-los, aconselhá-los é educar no futuro



Dia 20 de Julho de 2012- Sexta-Feira



A Cáritas da Matriz de Portimão alterou a suas instalações para a rua Diogo Gonçalo, nº 31 em Portugal, continuando, no entanto, à mesma com a sua loja aberta, localizada em frente à Igreja Matriz.

Neste momento de maior dificuldade, a Cáritas da Matriz de Portimão está a precisar com urgência de leite para bebes, fraldas de todos os tamanhos e de diversos alimentos, tais como legumes, peixe, carne, yogurtes e tudo o que seja para alimentação.

A Cáritas da Matriz de Portimão apela também aos agricultores do concelho de Portimão que tenham produção em excesso para que a entreguem a esta instituição.

Recorde-se que os donativos entregues à Cáritas da Matriz de Portimão são dedutíveis no IRS e IRC.









Dia 23 de Julho de 2012- Segunda-Feira



Uma parte do êxito é a satisfação de conseguir algo e o elogio reforça o êxito.

Assim, acções como: um trabalho bem feito, aprender algo novo ou realizar um acto bom, não necessitam premio, se autogratificam. Mas às vezes é necessário reforçar o acto feito para consolidar a satisfação de fazê-lo.

Fazer bem as coisas aumenta a confiança em si próprio. Os êxitos em coisas pequenas nos  animam a tentar as grandes.

Por isso, os elogios são reforços que nos anima a fazer bem as coisas.

Não se esqueça, pois, de elogiar o seu marido, a sua mulher, os seus filhos, o seu empregado, o seu patrão, o seu professor pelo bem que fazem.



Dia 24 de Julho de 2012- Terça-Feira





Em 2004, por iniciativa de algumas famílias amigas, um grupo de pais iniciaram a organização de programas de férias em conjunto.

Duas semanas de actividades ao ar livre na zona da Serra da Estrela. Uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como objectivos proporcionar umas férias saudáveis, em contacto com a natureza, com tempos de lazer e desporto, entre famílias.

A iniciativa está repleta de actividades culturais para pais e filhos, tais como: astronomia, museus, passeios a aldeias Históricas, diversão e desporto.

Além disso, pretende-se também fortalecer o espírito de família através de várias actividades lúdicas e de formação parental para que os pais sejam melhores pais e os filhos melhor filhos.

Para mais informações e inscrições consultar o site //www.veraodiferente.org/index.html.



Dia 25 de Julho de 2012- Quarta-Feira



Os elogios são reforços que nos animam a fazer bem as coisas

Por isso há que não esquecer do seguinte:

- Educar com elogios

- Incentivar os filhos a também elogiarem os seus irmãos e os seus pais.

- O elogio deve ser verdadeiro e sentido.

Como é que estamos a elogiar os nossos filhos?

- Quando eles cumprem cada dia as normas de convivência estabelecidas?

- Quando cooperam nos trabalhos domésticos?

 Quando os maiores cuidam e ensinam os irmãos pequenos?

- Quando tiram boas notas?

Para isso, antes de mais, temos que nos perguntar a nós próprios pais?

 Quando é que conseguimos um tempo para falar com algum filho sobre as suas coisas e as coisas deles?

















Dia 26 de Julho de 2012- Quinta-Feira



Uma mulher espanhola procurou uma clínica de Palma de Mallorca, em Abril de 2010, para realizar um aborto, dentro do prazo permitido pela legislação espanhola, mas apesar de ter feito o aborto a mulher foi surpreendida, mais tarde, com a notícia de que afinal continuava grávida.

A mulher achou-se prejudicada por ir ter o filho que, entretanto, nasceu e tem agora 1 ano e meio e processou judicialmente o médico que foi condenado a indemnizar a mãe por ter tido o seu filho.

Este é o exemplo da aberração a que se pode chegar. Como é possível uma mãe dizer-se prejudicada porque deu ao mundo e à luz o seu próprio filho?

Mais tarde, como é que esta criança e futuro homem irá olhar para a sua mãe?





Dia 27 de Julho de 2012- Sexta Feira



Um trabalho de investigação, recentemente divulgado e denominado “Estudo da Gravidez na adolescência em Portugal” revela que os jovens não sabem usar os contraceptivos.

Concluiu que a maioria das adolescentes portuguesas engravida apesar de utilizar, pelo menos, um método contraceptivo.

Das 405 grávidas que compõem a amostra, 64% diz que estava a usar contracepção.

Em entrevista ao semanário SOL a coordenadora do estudo referiu estar surpreendida pela elevada percentagem de jovens que engravidam estando a utilizar contracepção.
Quando questionadas sobre o que falhou, as jovens apontaram o rompimento do preservativo, o esquecimento da toma da pílula, a toma desta com antibióticos ou o uso esporádico do preservativo.

Este estudo demonstra também as lacunas no uso dos métodos contraceptivos que só por si não evitam as gravidezes indesejadas, havendo, por isso, que educar também para uma vontade forte e amadurecida.



Dia 30 de Julho de 2012- Segunda Feira



O Agrupamento 159 de Portimão do Corpo Nacional de Escutas está de parabéns neste ano de 2012. Comemora o seu 50º aniversário. 50 anos ao serviço de muitos jovens de Portimão através de uma educação integral baseada nos ensinamentos e pensamentos de Baden-Powell, fundador do Escutismo Mundial.

Tudo aconteceu, particularmente, no dia 11 de Novembro de 1962, dia de S. Martinho, Patrono do novo Agrupamento, inaugurado neste dia com o número 159. Neste dia, na celebração das 11 horas e na presença do Sr. Padre Manuel Vitorino Correia, realizaram-se promessas de elementos e tomou posse a primeira direcção do novo Agrupamento, assim constituída:

Chefe do Agrupamento – João Cantinho Machado Figueiras de Andrade

Assistente do Agrupamento – Padre Manuel Vitorino Correia

Secretário do Agrupamento – João Reis

Chefe do Grupo – José Fernandes dos Reis Lourenço

Chefe da Alcateia – Maria Fernanda Andrade

Chefe da Alcateia Adjunta – Maria Adelaide

Durante estes 50 anos, o Agrupamento 159 de Portimão participou em muitas  actividades, quer com outros escuteiros quer com pessoas fora do movimento escutista. Muitas destas actividades foram organizadas e realizadas pelo Agrupamento, sendo a mais emblemática, A Descida do Rio Arade em Jangadas.







Dia 31 de Julho de 2012- Terça-Feira



Descida do Rio Arade em Jangadas.

Esta, é uma das mais importantes actividades organizadas pelo Agrupamento 159 de Portimão do Corpo Nacional de Escutas e a de maior longevidade. A 1ª Descida remonta a 1976, teve lugar no dia 20 de Junho e nela participaram 12 jangadas dos Agrupamentos 159 de Portimão e 181 de Silves. Já foram realizadas 18 edições da Descida, sendo este ano a XIX nos dias 4 e 5 de Agosto de 2012, integrada nas comemorações do 50º Aniversário do Agrupamento.

Uma das grandes particularidades desta actividade é o facto das jangadas serem integralmente construídas pelos escuteiros ou não escuteiros, em madeira, bambu, cana-da-índia ou cana da ribeira, podendo utilizar, além disso, flutuadores de materiais insufláveis ou outros desde que não sejam identificados como “componentes de embarcações de recreio”.

À boa maneira escutista, a construção das jangadas compreende técnicas de froissartage, cordas, nós e amarrações.







Dia 1 de Agosto de 2012 – Quarta-Feira



Se o excesso de optimismo pode ser responsável por algumas armadilhas, esta tendência também nos protege e inspira. Para progredirmos, temos de ser capazes de imaginar realidades alternativas – e melhores – ao mesmo tempo que temos de acreditar que as conseguimos alcançar.

Esta fé ou esperança motiva-nos para perseguirmos os nossos objectivos. Os optimistas, em geral, trabalham mais horas e tendem a ganhar mais. E, de acordo com pesquisas realizadas, tal como afirmam os economistas Puri & Rubinson, da Duke University, “o optimismo é como o vinho tinto: um copo por dia é bom para si, mas uma garrafa inteira pode ser perigosa.

Por isso, na escola, em casa ou no trabalho devemos fomentar o espírito de optimismo temperado por uma boa dose de realismo.















Dia 2 de Agosto de 2012 – Quinta-Feira

O actual contexto de crise económica e social em que se vive, favorece o desenvolvimento de egoísmos e de juízos primários. A crise, porque afecta as pessoas, afecta naturalmente a família e, necessariamente, o seu núcleo: o casal.

Marido e Mulher defrontam-se diariamente com uma realidade de vida tão intensa que só um esforço pessoal permitirá encontrar um pequeno espaço de diálogo a dois.

E quanto é importante esse reencontro diário!

Para se avaliar a sua importância basta referir que, não havendo “comunicação” entre marido e mulher, não se deverá falar de casamento, mas sim de duas pessoas que, por coincidência, vivem na mesma casa e por acaso tiveram filhos.

A comunicação, para ser real e não simples formalismo tem que respeitar algumas condições, nomeadamente a compreensão empática, a congruência e o apreço.

A compreensão empática significa que cada um se coloca na posição do outro para melhor o compreender.

A congruência implica actuação, de acordo com o que realmente se sente e pensa.

O apreço traduz-se no reconhecimento do valor do outro, manifestando-lhe esse reconhecimento.





Dia 3 de Agosto de 2012 – Sexta-Feira



É já no próximo domingo, dia 5 de Agosto, que o Agrupamento 159 de Portimão do Corpo Nacional de Escutas realiza a XIX Descida do Rio Arade em Jangadas. A prova terá início às 8h30 da manhã, no pontão junto à Piscina Municipal de Silves,com chamada para a prova às 8h00. A chegada será na zona ribeirinha da cidade de Portimão, sendo feita a entrega dos prémios logo que sejam apuradas as classificações.

Deseja-se, acima de tudo, boa sorte para todos os elementos, e que o espírito escutista e sã camaradagem estejam presentes durante toda a prova.





Dia 6 de Agosto de 2012 – Segunda-Feira

Um dos maiores males da humanidade prende-se com o endurecimento do coração.
Essa dureza de coração nota-se na frieza como certas mães e pais olham para os filhos ou como certos filhos olham para os seus pais, na forma calculista, fria, distante e, por vezes, sem quaisquer escrúpulos como políticos, empresários ou outras pessoas de poder pensam e agem, na forma como muitos maridos e muitas mulheres se tratam mutuamente.

Tudo à nossa roda está feito, para desde muito cedo, deixarmos endurecer o nosso coração, levando-o primeiro à petrificação e depois até à própria fossilização.

Por isso são cada vez mais os corações erráticos, titubeantes, desorientados, incapazes de assumir um compromisso estável para a vida toda.

Empapar o coração em vez de o deixar endurecer, eis o grande desafio para todos nós.


Sem comentários: