terça-feira, 10 de abril de 2012

Conselhos aos pais para lidarem com a adolescência


Nuno Marreiros veio ao Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro, na última sexta-feira (9 de março) à noite, explicar aos 76 educadores presentes que, com adolescentes, “a melhor forma de evitar o problema é, uns tempos antes, cultivar uma boa relação”.

Conferencista sobre o tema “Os adolescentes de hoje – compreendê-los para lidar com eles”, o psicólogo e docente no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, afirmou na palestra, promovida pelo Colégio de Nossa Senhora do Alto em colaboração com o Centro de Formação Ria Formosa, que a adolescência, mais do que um “período conturbado do desenvolvimento humano”, “pode ser vista como um período, cada vez mais longo, de maturação psicológica”.
(...)
O psicólogo referiu-se ainda à importância do testemunho coerente de vida.
">“Quanto mais concordante for aquilo que eu digo com o que o meu corpo comunica, menor margem de erro tenho relativamente ao que o meu interlocutor perceciona e entende”, disse, lembrando que “toda a comunicação tem uma componente de conteúdo e uma componente de relação”.
O terapeuta lembrou, a propósito, que um pai não é um amigo. “Um pai é um pai. Amigos, os filhos têm muitos, mas precisam de um pai e de uma mãe. Se queremos garantir uma relação verdadeira, então devemos tentar que a comunicação seja simétrica, situando-nos ao mesmo nível do nosso interlocutor”, aconselhou.
Nuno Marreiros lembrou aos educadores que “a adolescência marca o nascimento de uma identidade”.
Na adolescência deixo de ser o filho dos meus pais para passar a ser eu. Tenho de me conseguir afastar para descobrir quem eu sou, construir a minha identidade, para depois poder regressar para perto dos meus pais de uma forma tranquila. Isto implica alguma clivagem. É isso que o adolescente faz muitas vezes”, sustentou, lembrando que “o grupo é um fator determinante na cultura adolescente”.
(...)
A terminar deixou alguns conselhos aos pais.
- “Ouçam-se uns aos outros;
- estejam a atentos uns aos outros;
- partilhem estados de ânimo de cada membro da família;
- partilhem opiniões regularmente;
- façam férias juntos, sempre que possível;
- procurem não viver como estranhos dentro da mesma casa; mandem quando necessário,
- exerçam a vossa autoridade sem autoritarismo;
- conheçam os vossos filhos, os seus gostos e ambições;
- deem-se a conhecer aos filhos;
- digam o que pensam, como se sentem, o que gostam; não «comprem» bons
- comportamentos; não «afoguem» os filhos em dinheiro ou outras ofertas;
- promovam a relação; deem atenção ao estudo dos vossos filhos;
- deem a conhecer aos filhos vossos amigos; procurem conhecer os amigos dos vossos filhos
”, pediu.

Sem comentários: