terça-feira, 13 de setembro de 2011

Fisiologia dos homens muda depois de terem filhos

Há um denominador comum na fisiologia dos homens que se tornam pais – a concentração de testosterona no sangue desce bastante. Isso não retira masculinidade, força ou libido, mas pode ter o efeito subtil de os tornar mais focados nos filhos, revela um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

A descoberta sugere que “a interacção com crianças dependentes suprime a testosterona”, dizem os autores no artigo publicado na segunda-feira na revista norte-americana.

A descida dos níveis de testosterona pode ser uma vantagem, quando é mais importante estar atento aos sinais do bebé do que aos sinais de potenciais parceiras sexuais.

“Criar filhos é um esforço tal que tem de ser cooperativo por necessidade.O nosso estudo mostra que os homens estão biologicamente conectados para ajudar no trabalho”, disse, citado pela AFP, Christopher Kuzawa, co-autor do estudo.

“A mensagem mais importante deste estudo é que o cuidado parental do homem é importante”, disse por sua vez Peter Ellison, professor de evolução biológica em Harvard, que não está envolvido no estudo. “É tão importante que moldou a fisiologia do homem”, explicou ao New York Times.

A equipa verificou ainda que os homens que passavam mais horas do dia a cuidar dos filhos tinham a maior descida no nível das hormonas entre todos os pais. O que mostra que o efeito é aumentado devido a um contacto mais intenso. “Quando os pais fazem esta escolha, esta decisão activa de estarem envolvidos, a testosterona reage a isso descendo ainda mais”, disse à Scientific American Lee Getler, co-autor do estudo. “O organismo responde dizendo: ‘É nisto que estamos focados agora, estamos focados nos miúdos.
Fonte: Público

Sem comentários: