domingo, 29 de maio de 2011

Textos Rádio Costa D'Oiro de 17 a 30 de Maio


Dia 17/05 –
No passado dia 14 de Maio, a Plataforma Algarve pela Vida, com o apoio de várias entidades, promoveu um encontro de promoção da solidariedade social e angariação de voluntários com cerca de 10 instituições do concelho de Portimão.
A resposta dos portimonenes, em ternos de angariação de voluntariado foi pouco significativa, em contraste com as ofertas de bens alimentares, roupas e brinquedos, que foi bastante generosa, tendo, no final, os vários haveres sido distribuídos entre as associações presentes.
Em simultâneo, esta foi também uma excelente oportunidade para as várias associações inter-agirem entre si, trocando experiências, identificando necessidades e apontando sinergias com vista a uma cooperação que permita actuar em favor da pessoa carenciada.


Dia 18/05 –
A recente situação ocorrida com o presidente do FMI leva-nos a questionar algumas supostas verdades feitas que nos querem impingir sobre a eficácia da educação sexual.
Deve a educação sexual ser iminentemente informativa ou deverá, além disso, educar para a moderação do impulso sexual ?
No caso do presidente do FMI; a confirmarem-se os factos que lhe são imputados, resulta que, pelo seu elevado nível intelectual e cultural, certamente saberia como colocar um preservativo ou quais os métodos de planeamento familiar e como funcionam.
Mas não é o facto de ter essa informação que faz com que alguém ipso facto, consiga racionalizar os seus impulsos sexuais. Falta educar a vontade e isto só se consegue, através do diálogo, em família; da prática de desporto, do contacto com a natureza e a criação de hábitos de auto-disciplina.


Dia 19/05 –
O que é a teoria da anomia?
Este termo foi cunhado por Émile Durkheim em seu livro “O Suicídio”
A anomia é um estado de falta de objetivos e perda de identidade, provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno.
A partir do surgimento do Capitalismo como forma de explicar o mundo, há um brusco rompimento com valores tradicionais, fortemente ligados à concepção religiosa.
A Modernidade, com os seus intensos processos de mudança, não fornece novos valores que preencham os anteriores valores demolidos, ocasionando uma espécie de vazio de significado no cotidiano de muitos indivíduos. Há um sentimento de se "estar à deriva,"
Por sua vez, Robert Merton, em 1949 no seu livro “Estrutura Social e Anomia”
associa a anomia à prática de certos crimes e comportamentos anti-sociais (alcoolismo e toxicodependência).


Dia 20/ 05 –-
A Associação VIVAHÁVIDA promove a 2ª Edição do Prémio VIVAHÁVIDA com o seguinte slogan:
Missão: Salva o bebé!
Pretende-se premiar o conteúdo (em filme, audiovisual, texto, ou simplesmente gráfico) que contribua para:
- ajudar uma mulher com dúvidas a levar a gravidez até ao fim;
- estimular uma atitude de respeito e amor perante cada nova vida humana;
- uma perspectiva responsável da sexualidade humana.

São destinatários todos os jovens com idade compreendida entre os 14 e os 25 anos inclusive.
A data limite para a entrega dos trabalhos é o próximo dia 15 de Setembro de 2011. e o prémio tem um valor de 1.500 Euros.
Para mais informações pode consultar o site http://www.vivahavida.pt/

Dia 23/ 05 –-

A prostituição não pode ser separada da questão da dignidade das mulheres. A legalização da prostituição significa que o governo e a sociedade em geral estão dispostos a aceitar a desumanização e a coisificação das mulheres.
Senão vejamos;

- Muitas mulheres estão na prostituição para sustentar a sua toxicodependência ou obterr dinheiro para outras necessidades desesperadas.

- A prostituição aumenta notavelmente os riscos graves para a saúde das mulheres, particularmente sida, herpes e hepatite C.

- A prostituição está associada à violência, escravidão e ao tráfico sexual sobre essas mulheres.

- A prostituição prejudica as relações heterossexuais e as famílias. A esposa ou namorada de um homem que utiliza serviços sexuais é notavelmente afetada. Se o homem guarda em segredo o uso desses serviços, quebra os fundamentos da confiança e da honestidade na sua relação. Se os usa abertamente, pode levar à ruptura da sua relação.

- Por fim, a indústria da prostituição prejudica o ideal das relações igualitárias entre homens e mulheres


Dia 24/05
Em 1998, a Suécia aprovou uma legislação que penaliza a compra, mas não a venda de serviços sexuais. As mulheres e crianças vítimas da prostituição não correm o risco de sanções legais, mas a compra desses serviços passou a ser um delito penal.


De acordo com um estudo oficial que, em 2 de julho de 2010, avaliou a legislação sueca desde o seu início em 1999 até 2008, a prostituição de rua caiu pela metade após a adoção da nova lei.

Segundo o documento, esta experiência mostrou que a penalização da compra de sexo foi um instrumento importante tanto na luta contra a prostituição como contra o tráfico de pessoas para fins sexuais e teve um eficaz de dissuasão para quem compra sexo, evitando os efeitos negativos associados a esta prática.


Dia 25/05 –
A família no futuro e, em particular, agora nestes tempos de crise económica, devem actuar de forma a promover promver 3 objectivos:
Em primeiro lugar, as famílias devem ser uma fonte de vida, contribuindo para combater o grave problema demográfico de envelhecimento da população e reforçar a sustentablidade da economia e das empresas.
Em segundo lugar, as famílias têm que ser o garante da solidariedade intergeracional já que o Estado não terá capacidade para suportar todas as situações de pobreza, desemprego, reforma e solidão.
Em terceiro lugar, as famílias, deverão assumir a responsabilidade de serem uma escola de competências e valores.
É urgente trazer este tema para o debate nacional e para as preocupações dos líderes empresariais portugueses, porque o nosso futuro será o que começarmos hoje a construir
Este texto é da autoria do Dr Pedro Rocha e Mello, administrador do grupo Mello

Dia 26/05 –
Na sequência de uma pergunta que nos colocaram diretamente, através do nosso e-mail algarve.vida@gmail.com sobre como adquirir o dístico de deficiente para efeitos de direito a estacionar em parques públicos, informamos que a resposta encontra-se no site do IMTT é a seguinte:

O cartão de estacionamento para pessoas com deficiência, só pode ser atribuído a quem seja portador de deficiência motora, ao nível dos membros superiores ou inferiores, de carácter permanente e de grau igual ou superior a 60%, validada por atestado médico de incapacidade multiuso.
Para obter o cartão, deve dirigir-se aos Serviços do IMTT da área da residência e entregar os documentos necessários.
Em breve, estará disponível o pedido de Cartão de Estacionamento por meio electrónico.
O cartão é válido por 10 anos e deve ser colocado sobre o pára-brisas dianteiro do veículo.

Dia 27/05 –-
Nó sindroma pós-aborto podem ser identificadas 3 fases diferentes:

1) Tristeza.
2) Reviver continuamente o momento traumatizante do aborto de um modo muito profundo indo aos pormenores de recordar a roupa da enfermeira, a cor da da salaou tão simplesmente o pensar “como é que seria o bébé agora”, se tivesse nascido.

3) Por fim, a depressão profunda, com ansiedade e insónias, perda da líbido e em casos mais graves o equacionar do suícidio como forma de acabar com a dor.

Como diz o Profesosr Willke: "é máis fácil tirar a criança do útero do que à sua mãe tirá-lo do seu pensamento”


Dia 30/05 –
A associação “Elos de Espera” tem a sua sede no Hospital do Barlavento e funciona em estreita sintonia com o serviço social deste hospital; actua em regime de voluntariado a favor de todos os utentes internados e em consulta e tem como objectivos:
Acompanhar o doente e seus familiares, contribuir para a humanização dos serviços hospitalares, proporcionar ao utente o apoio emocional e minimizar o seu sofrimento e o dos seus familiares.
A associação está situada no Piso 0, no serviços social e funciona de 2ª a domingo, das 9 às 19 horas.
Para ser voluntário basta ter mais de 18 anos, vontade e motivação para ajudar o próximo
Os contactos telefónicos são 282 450 316 e a responsável é a dra Gina Bento.

Sem comentários: