sábado, 25 de dezembro de 2010

Textos da Rádio Costa D'Oiro de 7 a 27 de Dezembro


DIA 7 DE DEZEMBRO

Morreu na passada semana, com 68 anos, Ernani Lopes, professor de economia e Ministro das Finanças no tempo em que o FMI esteve em Portugal Do seu casamento nasceram quatro filhos e seis netos.
Em Outubro de 2005, foi-lhe diagnosticada uma doença cancerosa, na medula. Assumiu publicamente a sua doença. Da sua passagem pelo IPO, registou na memória a solidariedade entre todos, bem como a perplexidade e sofrimento que sentiu ao ver crianças inocentes a sofrer. Quem passa por esta doença sabe que o momento crucial é o do diagnóstico, pois tudo muda na vida. Dizia. “Depois ganhamos distanciamento em relação à realidade e uma profundidade de leitura que não se consegue obter por simples estudo, ou trabalho académico. É uma questão de vivência interior.
“A doença – afirmou ainda – foi, a nível espiritual, uma das maiores bênçãos de Deus que tive na minha vida, porque me levou a um aprofundamento da vida religiosa e da dimensão espiritual”.
Ao referir a sua experiência como economista chamado a exercer cargos públicos, explicou: “No plano da vida civil há duas coisas que não se podem pôr na penumbra: a responsabilidade de cidadania e o sentido de Estado. A vida colectiva assenta nestes dois conceitos. Se tentamos construí-la na base da golpada, do compadrio e da irresponsabilidade, para efeitos de folclore mediático, é tudo mentira”.
O seu curriculum mostra que, além da sua competência e experiência profissional, era um homem de grande integridade ética.
Há 1 ano atrás publicou um livro onde escrevia que o nosso país só iria melhorar se o nível cultural, educacional e sobretudo moral dos cidadãos também melhorasse e preocupava-se pelo facto da ter deixado de “transmitir valores, atitudes e padrões de comportamento.
Ernani Lopes, um exemplo para o presente e futuro.

DIA 8 DE DEZEMBRO

Há uns meses atrás, um piloto da TAP deparou-se com uma situação que o chocou.
Verificou que, diariamente, milhares de refeições confeccionadas em cantinas e outros estabelecimentos eram lançadas para o lixo, por não serem consumidas.
Escandalizado, recorreu ao Presidente da República, que remeteu a questão para o Parlamento. Passou o tempo e, da casa da democracia, nem uma única resposta.
O cidadão resolveu, então, recorrer a uma petição, via Internet, para que a lei europeia tivesse alterações em Portugal, a fim de poder matar a fome a milhares de pessoas, que necessitam daquelas refeições para sobreviver. A petição tem já milhares de assinaturas, que vão obrigar o Parlamento a discutir o assunto a que tentou escapar.
É um bom exemplo de que, por cá, o melhor é cada um começar a tentar resolver por si aquilo que considera urgente, porque da nossa actual classe política só podemos esperar guerras desinteressantes pelo poder.
No pouco que ainda nos cabe decidir, é bom que a sociedade civil perceba, como este piloto da TAP, que, se não somos nós a fazer, nada podemos esperar dos agentes do Estado.
Como dizia Kennedy, não esperar, nem perguntar pelo que o Estado e o país podem fazer por cada um, mas peguntar antes o que cada um, com a sua iniciativa ou em conjunto com outros, pode fazer pelo seu país.
Este texto é da autoria da jornalista Raquel Abecasis.




Dia 9 DE DEZEMBRO
O amor afectivo e carnal é um dos pontos acerca dos quais se põe mais frequentemente de relevo a oposição entre o homem e a mulher.
Numa só palavra, o homem é mais carnal, a mulher mais afectiva. Muitos mal entendidos e até rupturas conjugais, secretas ou confessadas, são consequência desta diferença.
O homem é mais carnal. O homem plenamente viril é normalmente pouco sentimental. Na vida ordinária, não tem necessidade de testemunhos de afecto e não experimenta prazer em proporcioná-los. Apenas se mostra afectuoso quando pretende obter alguma coisa; a sua afeição é interesseira. E, de modo especial, nas suas relações com a mulher, mostra afecto com o fim de conseguir obter dela consentimento para satisfazer as suas paixões. Por isso é que muitos noivos, cheios de atenções antes e durante o noivado, se tornam, depois do casamento, frios e distraídos. Antes do casamento, têm ainda de conquistar a sua noiva; uma vez casados, encontram-se com direito à vida conjugal; já se não julgam na obrigação de a merecer.
A mulher tem necessidade de ternura e concede uma extraordinária importância a tudo o que a pode exprimir, seja uma palavra, seja um abraço.
Que os homens estejam mais atentos aos pormenores de carinho e atenção que as suas mulheres esperam de si.

DIA 10 DE DEZEMBRO
Na manhã do dia 29 de agosto de 1990, o arquiteto mexicano Bosco Gutiérrez Cortina beijou a sua mulher e os seus sete filhos e foi para o trabalho.
Alguns minutos depois, foi seqüestrado e levado para um quarto de um por três metros, onde ficou trancado por nove meses, completamente nu durante quatro deles.
“Vejo o meu seqüestro como se Deus me tivesse dito: «Não posso por-te de volta no ventre da tua mãe, mas vou por-te durante nove meses num quartinho para que, com a sua inteligência e com a sua memória, decida como vais viver a tua segunda oportunidade»”.
Compreendi com todo o meu ser que o meu tesouro é a minha família e os meus amigos, não o meu trabalho ou a minha conta bancária.
Daria tudo para poder abraçar um dos meus filhos enquanto estava no cativeiro.
Desde então, diz este arquitecto, passei a avaliar as pessoas pelos seus pontos positivos e não pelos seus erros e compreender o que é relativo e o que é verdadeiramente importante.


Dia 13 DE DEZEMBRO
Em sua essência a vida é monótona.
A felicidade consiste, pois, numa adaptação razoavelmente exacta à monotonia da vida. Tornarmo-nos monótonos é tornarmo-nos iguais à vida; é, em suma, viver plenamente. E viver plenamente é ser feliz.
Parece, a princípio, que as coisas novas é que devem dar prazer ao espírito; mas as coisas novas são poucas e cada uma delas é nova só uma vez. Depois a sensibilidade é limitada, e não vibra indefinidamente. Um excesso de coisas novas acabará por cansar, porque não há sensibilidade para acompanhar os estímulos dela.
Com efeito, tudo é sempre novo, e antes de "este hoje" nunca houve "este hoje""
Por isso, conformar-se com a monotonia é achar tudo novo sempre.
Este texto é da autoria de Fernando Pessoa

DIA 14 DE DEZEMBRO

A associação “Ajuda de Berço” que acolhe mães grávidas em dificuldade encontra-se em grave situação financeira.
Mas todos podemos ajudar e impedir que algumas das suas valências venham a fechar.
Neste momento, a “Ajuda de Berço” tem, a seu cargo, cerca de 40 bébés.
Assim:
Caso tenha conta no Facebook, faça uma busca em “Dê colo à ajuda de berço” e clique no botão “gosto”. Ao fazê-lo estará a fazer com que o Almada Shooping doe 0,10€ à “Ajuda de Berço”.
Se não tiver internet, não se preocupe, pelo simples facto de telefonar para o seguinte número 7 6 0 3 0 0 4 1 0 já estará a contribuir com um pequeno valor acrescentado.
Se não tiver nem telefone, nem internet, no Sábado, 18 de Dezembro, entre as 20:00 e as 23:00 poderá, em Lagoa, participar no Jantar convívio da DECOFLOR em parceria com o Restaurante Lamim. Haverá ofertas para os clientes e vários modos de ajudar uma boa causa num ambiente calmo e com uma óptima refeição e companhia.. Caso não possa ir ao jantar pode contribuir com donativos em géneros que poderá deixar num espaço próprio que existe, para o efeito, naquela loja. No final do ano, a Decoflor e o restauran Lamim farão chegar os donativos à sede da Ajuda de Berço, em Lisboa.

DIA 15 DE DEZEMBRO

Esta história aconteceu na semana passada, à porta de uma clínica onde se realizam abortos e é relatada por uma voluntária da associação “Emergência Social”:
Estávamos a acabar de chegar quando vimos um homem jovem a sair da clínica sozinho, o que aliás é um cenário habitual. Só que este rapaz vinha lavado em lágrimas a soluçar,e fomos imediatamente falar com ele. Contou-nos ,desfeito, que a sua namorada estava lá dentro a abortar o filho de ambos, que ele queria muito ter esse filho, que tinha passado a semana a pedir-lhe que não abortasse, que ele iria cuidar muito bem da criança, mas ela era muito teimosa e não ia mudar de ideias. Ela já tem duas filhas de outro homem e tinha acabado de ficar desempregada, e não havia nada que a demovesse.
Tanbém dizia que depois disto, com a morte do filho achava que não ia conseguir continuar com ela. Fomos-lhe dizendo aquilo que o Espirito Santo nos ia inspirando, que ainda estava a tempo de salvar o seu filho, que o filho também era dele e que só ele podia salvá.lo, que mesmo que estivesse na marquesa ele ainda podia impedi-la etc etc.
Ele disse que já não entrava alí, mas de repente pegou no telemóvel e ligou para ela, e ela ainda atendeu (ainda não estava anestesiada) disse-lhe "por favor não faças isso" e mais outras coisas que não ouvimos. Passados uns minutos ainda ele não tinha desligado o telefone vemo-lo com um olhar de grande felicidade a dizer o nome dela, era ela que estava a sair da clínica, vestindo apressadamente o casaco, veio a correr ter com ele e abraçaram-se apaixonadamente. DESISTIU! veio-se embora depois de já ir a caminho do bloco operatório.
Ainda por cima tanto ele como ela lindíssimos parecia mesmo um filme com actores à seria. Eles os dois choravam felizes e nós as três lavadas em lágrimas também,
Agora este casal precisa de ajuda, de um emprego, de preferência na zona de Santarém.
Se alguem souber de alguma forma de poder ajudar este casal, poderá fazê-lo através da associação Emergência Social, com sede em Lisboa e site na internet





Dia 16 DE DEZEMBRO
Dentre todos os mitos e os preconceitos que a atitude intelectual da objectividade espalhou na cultura moderna - e, nos últimos trinta a quarenta anos, no nosso país em particular - talvez o principal é o mito de que o homem é igual à mulher.
Existem semelhanças e diferenças entre homens e mulheres.
Do ponto de vista exterior, daquilo que está à vista, existirão, porém, mais diferenças ou mais semelhanças?
Existem mais semelhanças, homens e mulheres têm boca, nariz, cabeça, mãos, pés, cabelo, etc. Comparadas com estas semelhanças, as diferenças são mínimas, o tamanho do cabelo, a barba, etc. Objectivamente falando, tudo concorre para a mesma conclusão, homens e mulheres são muito mais iguais do que diferentes.
Porém, penetrando na subjectividade de um homem e de uma mulher rapidamente se desfaz esta aparência de que homens e mulheres são mais iguais do que diferentes, e um mundo radicalmente oposto se abre perante os nossos olhos.
Uma mulher está permanente ligada a pessoas, ao concreto, ao aqui e ao agora, por outras palavras, ligada à terra; pelo contrário, o espírito do homem voa com facilidade para o abstracto, desligando-se das pessoas e concentrando-se nas ideias. Pela sua condição de mãe, a mulher possui um profundo conhecimento do ser humano e com o qual um homem nunca poderá competir. A mulher é muito mais delicada em tudo o que faz na vida, mais flexível, mais hábil e subtil, do que o homem.
É por serem muito diferentes, muito mais diferentes do que iguais, que um homem e uma mulher se atraem mutuamente, se unem, e completam. São complementares, aquilo que falta a um, o outro tem. Os dois formam uma unidade.
Este texto é da autoria de Pedro Arroja

DIA 17 DE DEZEMBRO


O Prof. Vital Moreira já tinha anunciado que a crise era uma boa oportunidade para uma "golpada" legislativa contra o ensino privado. E José Sócrates já tinha revelado o que pensa da escolha da escola privada, quando, nos debates durante a campanha eleitoral para as eleições parlamentares, respondeu a Paulo Portas, no debate na TVI, dizendo textualmente: "A liberdade de escolha [da escola] é pura demagogia."
Pois é: pro-choice é para o aborto; o género; a eutanásia; o testamento vital; e as outras escolhas da sua predilecção, mesmo quando custam dinheiro aos contribuintes.
Mas pro-choice não é para a escola - apesar de esta escolha ser uma liberdade expressamente inscrita na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Uma mulher pode escolher abortar e o Estado português paga-lhe os custos desta escolha; mas se deixar nascer o filho, não tem direito de escolher a escola para o educar, o Estado não lhe paga os custos da sua escolha.
Inesperadamente, sem negociação, sem ouvir os parceiros sociais, sem ouvir o Conselho Nacional de Educação, sem ligar importância à Assembleia da República, sem anunciar publicamente - ele, que tudo anuncia -, José Sócrates aprova e envia para promulgação do Presidente da República um projecto de decreto-lei do Governo que derroga disposições operativas fundamentais do actual regime legal das liberdades de ensino, constituído por diplomas que foram laboriosamente discutidos e votados anteriormente, e estão em vigor pacificamente desde há 30 anos a esta parte, com consenso de todos os partidos do arco democrático.
Defender o apoio ao ensino escolar privado, é escolher a defesa do direito de cada pai e cada mãe têm de poder educar o seu filho da forma que acha melhor.
Este texto é da autoria do prof. Mário Pinto- Prof. Da Universidade Católica Portuguesa..


Dia 20 DE NOVEMBRO
A Academia Nacional de Medicina da Argentina, em reunião plenária do passado dia 30 de Setembro deste ano, emitiu o seguinte parecer:

Que a criança por nascer, científica y biologicamente é um ser humano cuja existencia começa no momento da sua concepção pelo que do ponto de vista jurídico, é um sujeito de direito como reconhece a constituição argentina.
Que destruir um embrião humano significa impedir o nascimento de um ser humano.

Que o pensamento médico a partir da ética hipocrática defendeu a vida humana como condição inalienável desde a concepção.
Por isso a Academia Nacional de Medicina da Argentina chama à atenção de todos os médicos do país para que mantenham a fidelidade a que un día se comprometeram sobre juramento.

E mais declaram que o direito à objecção de consciência implica não ser obrigado a realização acções que contrariem as convicções éticas ou religiosas do indíviduo.
Aprovada pelo Plenario Académico em 30 de Setembro de 2010


DIA 21 DE DEZEMBRO

Sabemos que o crescimento não é igual nem tem o mesmo ritmo em todas as fases do desenvolvimento. A adolescência faz-nos pensar, em primeiro lugar, na brusca mudança do ritmo do desenvolvimento.
Por outro lado, a puberdade supõe a transformação física da criança em adulto. E isto ocorre em poucos meses, durante os que sofrerá mais mudanças do que durante os últimos anos juntos.

Costuma-se distinguir na adolescência três fases:

1. A puberdade, ou a primeira adolescência.

2. Uma adolescência média (que abrangeria o período entre os 14 e os 16 anos).

3. Uma adolescência superior, que terminaria em torno dos 20 ou 21 anos.

Por puberdade entende-se o conjunto de mudanças psicofísicas que supõem o início da adolescência.
Puberdade e adolescência não querem, portanto, significar o mesmo.

Por outro lado, não há uma correspondência exata entre puberdade fisiológica e puberdade mental. Quando o desenvolvimento físico já está completo, na maioria das ocasiões, não podemos falar de verdadeira maturidade mental e emocional.

O que é certo é que as mudanças físicas vão ser numerosas. É fundamental que nem os pais nem o jovem sejam apanhados de surpresa. Antes de que se inicie este processo deve haver uma conversa pai-filho, para que o jovem vá compreendendo seu significado e sentido. Isto não vai solucionar o seu desconcerto ante o descobrimento do novo mundo de sua intimidade, mas será uma ajuda muito importante.
E, sobretudo, será uma excelente oportunidade para aumentar e tornar mais mais firme a relação de confiança entre pais e filhos.

DIA 22 DE DEZEMBRO

A chave de todo o processo mental que ocorre na adolescência reside no domínio do pensamento abstrato. Por exemplo, uma criança entende o que significa que uma coisa é bonita, ou que disse uma mentira, mas não é capaz de entender a beleza, a verdade etc. O adolescente, pelo contrário, já é capaz de entender.
É este o motivo que leva o adolescente a rebelar-se contra o seu mundo anterior, que considera infantil e sem e justificação
O adolescente de catorze anos necessita interpretar, justificar etc. Seu mundo é aberto ao futuro, cheio de possibilidades e novidades..
A curiosidade do adolescente é, por isso, insaciável, ainda que nem sempre esteja na linha do que deve aprender ou estudar.
Mas o que mais lhe interessa descobrir e analisar é seu próprio mundo interior, o início da descoberta da sua própria personalidade. Esta é, sem dúvida, a razão que, em última instância, justifica a rebeldia da adolescência.
É, porém, importante que estas mudanças se dêem num quadro familiar de estabilidade. É que se a descoberta do seu mundo interior se realiza no momento em que a estabilidade emocional é mais precária, a crise de personalidade do adolescente poderá assumir consequências mais gravosas.
Os pais devem, por isso, estar particularmente atentos nestes momentos de crise, sem contudo invadir a intimidade do seu filho adolescente. Acompanhar e estar presente, se for preciso, é o fundamental.

Dia 23 DE DEZEMBRO

A descoberta da intimidade, na adolescência, por regra, leva a que o jovem se feche em sim mesmo, passando longas horas “pensando” em... nada concreto e em tudo em geral.

Aqui a imaginação desempenha um papel fundamental, pois proporciona-lhe a possibilidade de ensinar, realizar, derrotar. Em suma, oferece-lhe a imagem que gostaria de oferecer ao exterior, e que considera que não coincide com a real, repleta de reações que nem ele compreende.

Nessa busca em seu interior, os demais ocupam um lugar muito especial. Da mesma forma que ele se analisa e critica, em constante processo de auto-afirmação, analisa e crítica também os demais. Necessita modelos, pautas de conduta atrativas para imitar, ”heróis” que dêem sentido ao seu mundo, que descobriu cheio de defeitos e injustiças.

É neste momento que a imagem dos pais, é colocada em causa. O adolescente descobre que são simplesmente pessoas, com defeitos e com poucas virtudes. Além disso, muitos pais, por vezes, parecem não se dar conta que os filhos já não são as suas crianças de outrora.
A reflexão e a meditação requerem certas condições de isolamento que nem sempre são entendidas pelos pais, que as interpretam como auto-marginalização. Essa solidão é necessária, e deve ser respeitada.
A prática do desporto e uma sã ocupação dos tempos livres podem ser uma excelente forma dos jovens lidarem com a sua adolescência, encontrando, nessas actividades, o valor da participação cívica e do voluntariado social.

DIA 24 DE DEZEMBRO
Há dois anos atrás, apropósito do lançamento do seu livro intitulado “A razão de ser do Natal” perguntavam ao pastor norte-americano Rick Warren, onde é que estava Deus, no meio de tanta crise, infelicidade, incerteza, desemprego e pobreza, ao que ele respondeu “O que é o Natal senão a história de uma família pobre e desamparada, sem casa sequer para fazer nascer o seu bébé, com problemas financeiros e no meio de uma enorme instabilidade política ?”
Dizia o Pastor Warren que por detrás que cada problema há uma razão de ser, uma lição que podemos aprender, uma oportunidade de crescimento interior que podemos aproveitar, aprender que nos devemos fiar mais nas pessoas, no ser do que nas coisas, no ter.
Esta é também uma ocasião para 2 coisas:
Uma, agradecer o que temos e mantemos, a vida, a família
E outra, o darmos uma prenda ao aniversariante que é Jesus Cristo.
Jesus, mesmo para quem não acredita em Deus, historicamente é e será sempre um modelo de entrega e sacríficio aos outros, então a melhor prenda que podemos dar neste Natal é pensar em que ponto concreto da nossa vida é que podemos dar mais aos outros, em vez de estarmos só à espera de receber algo dos outros.
A Plataforma Algarve pela Vida deseja a todos os ouvintes da Rádio Costa D’Ouro e suas familias um santo e Feliz Natal !



Dia 27 DE NOVEMBRO
As escolas particulares com contrato de associação estão abertas ao público em condições idênticas às de qualquer outra escola. Sujeitam-se às regras contratualizadas com o Estado, não podendo por exemplo seleccionar os seus alunos. Por isso, apesar de não serem detidas pelo Estado, estas escolas prestam um serviço público.
Existem 93 escolas, por esse país fora, com um "contrato de associação" com o Estado, onde estudam cerca de 53 mil alunos. Estão geralmente localizadas em zonas onde a oferta pública é insuficiente.
A experiência tem mostrado que estas escolas saem mais baratas ao Estado e alcançam melhores resultados do que as escolas do Ministério da Educação. Basta analisar os ‘rankings' e os resultados dos exames nacionais, como fez há dias José Manuel Fernandes, ex-director do Público para perceber isso mesmo.
Estes dois factos deveriam levar o Governo, se estivesse realmente preocupado com a qualidade educativa, em acarinhar quem presta um bom serviço social. Em vez disso com a desculpa da crise, foi recentmente aprovado um decreto que torna limitados e precários os contratos com as escolas não estaduais.
Se o diploma não for vetado (como se espera do Presidente da República), o efeito prático é limitar a autonomia dessas escolas, tornando a liberdade de escolha um exclusivo dos mais ricos. Exactamente o contrário do se faz nos países com melhores resultados educativos.
Este texto é da autoria de Paulo Marcelo, professor universitário.

Sem comentários: