quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Saiba como é a vida humana em estágio embrionário

Reportagem da Televisão Brasileira Canção Nova: Veja o filme aqui

À velocidade de 18 centímetros... por hora: A corrida em direção ao óvulo pode demorar até 10 horas.
Apenas 4% dos centenas de milhões de espermatozóides com seus cinco décimos de milímetros chegarão ao destino final.
O óvulo, imponente, mede 16 vezes mais. No exato instante em que ocorre a fecundação, tudo começa a se transformar.
Cerca de 25 mil informações genéticas são processadas no encontro dos núcleos masculino e feminino.
Um novo ser humano, único, irrepetível em toda a história começa a ser constituído.A partir de agora, o óvulo inicia a primeira viagem intra-uterina, lenta e silenciosa.
Durante o processo de multiplicação celular, também o útero já começa a se preparar para receber um novo visitante.
Uma comunicação silenciosa entre mãe e filha ocorre sem que ambos percebam.Dez dias - o coração é do tamanho do buraco de uma agulha. Mas é de vital importância nessa fase.

Na segunda semana, o conjunto de células forma uma placa.Imagine uma folha de papel como sendo um monte de células que acabaram de se alojar no útero materno.
A partir do décimo terceiro dia, essa placa celular irá se envergar pelas laterais e se colar bem ao meio. Nas extremidades surgirão o cérebro e os membros inferiores. Ao meio a coluna dorsal. Esse na verdade é um esboço daquilo que será o futuro corpo humano.

Nesse período, também considerado crítico, uma vitamina é de vital importância para o bom desenvolvimento do embrião: o acido fólico.
Álcool, cigarro e estresse contribuem para diminuir a produção dessa vitamina, que já não é produzida o suficiente pelo corpo humano. A falta dessa vitamina pode provocar deformações no corpo.

Na quinta semana de vida, o embrião ainda mede 3 milímetros. Não haverá menstruação. A mulher descobre que está grávida. Foi assim que há dois meses a técnica de enfermagem Rafaela Alves Diniz desconfiou da novidade. As emoções também ficaram instáveis.
O coração do embrião bate cerca de 140 vezes por minuto.

No segundo mês de gestação, os órgãos, na maioria, já estão formados.
O feto tem em média apenas 2 centímetros e meio. O que surpreende Jucilene. Aos 28 anos, ela vive a experiência da primeira gravidez. Ao final da oitava semana as características fisicas do embrião já são semelhantes as de um adulto. O estágio embrionário se encerrará para dar início à fase fetal. Ele já terá, em média, 8 centímetros.

Mãe e filho caminharão juntos para uma nova jornada.

Sem comentários: