sábado, 19 de junho de 2010

Doces desportivos


A iniciativa “Doce Desportivo Vila Moleza” criada pela Copyright Promotions, pela LazyTown e pela editora ASA, no âmbito do combate à obesidade infantil nas escolas portuguesas visou incentivar os alunos, com a ajuda dos professores, a utilizar diariamente um calendário motivacional onde cada criança assinalou com uma cruz à frente do seu nome, sempre que levou para a escola um lanche saudável, ou seja, do qual fizesse parte pelo menos um “doce desportivo” (nome que é atribuído às frutas e legumes na série de televisão).


No final do mês, as turmas enviaram o calendário motivacional em conjunto com um trabalho de grupo subordinado ao tema criativo proposto pela organização. O desafio escolar Vila Moleza decorreu em 3 fases distintas de participação (Outubro, Fevereiro e Abril), ao longo do ano lectivo, e contou com 300 participações de diferentes turmas de escolas básicas do primeiro ciclo e jardins de infância. No total foram consumidos mais de 100.000 “doces desportivos” e foram seleccionadas 8 turmas vencedoras, 2 por cada fase de participação.


As turmas vencedoras receberam como prémio a visita dos protagonistas para um espectáculo exclusivo na sua escola. Todas as escolas que aderiram ao desafio receberam esta semana um certificado oficial de participação assinado pelo herói “Sportacus”, protagonista e embaixador desta iniciativa. Para além dos 100 mil doces desportivos e das 300 participações, outros números falam por si.


O blog oficial da iniciativa (http://vilamoleza.kids.sapo.pt/) registou mais de 30.000 visitas e 50.000 pageviews, que geraram centenas de comentários e telefonemas de pais, professores e empresas interessadas em saber mais sobre a série e em como poderiam apoiar a iniciativa nas escolas.

Créditos das Imagens: LazyTown / Divulgação


Sobre a Iniciativa “Doce Desportivo Vila Moleza”:


Lançada no ínicio do ano lectivo 09/10, pela Copyright Promotions, pela LazyTown e pela ASA, a iniciativa de âmbito nacional “Doce Desportivo Vila Moleza” dirigida às escolas básicas do 1º ciclo e jardins de infância, teve como objectivo combater a obesidade infantil através da mensagem e do exemplo dos personagens da série de televisão “Vila Moleza”. Incentivar as crianças portuguesas a consumir mais fruta é o principal objectivo do desafio escolar “Doce Desportivo Vila Moleza”, cuja designação se baseia na expressão “doce desportivo” que é o nome atribuído na série às frutas e aos legumes.

Sem comentários: