quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Textos Rádio Costa D'Oiro desta semana


Semana: 25/01/10 a 29/01/10


Dia 25 - São de todas as idades! Não exigem, não reivindicam e ainda são livres na sua opção de darem sem pedirem em troca. São a outra face de um mundo niilista e egocêntrico. E lutam com a certeza de que promovem, a cada minuto, uma revolução silenciosa. Eles são os voluntários.
Desde 1998 que «o Estado [Português] reconhece o valor social do voluntariado como expressão do exercício livre de uma cidadania activa e solidária, e promove e garante a sua autonomia e pluralismo.».
Visa-se assim promover e garantir a todos os cidadãos a participação solidária em acções de voluntariado.
Deste modo, toda a pessoa, de forma livre, desinteressada e responsável, de acordo com as suas aptidões próprias e o seu tempo, pode realizar acções em prol dos Outros. Para isso, são várias as instituições, públicas e privadas, de interesse social e comunitário, prontas a desenvolver projectos, programas ou outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade.
São muitas e variadas as áreas em que cada um pode ajudar: ambiente, alfabetização, cultura, pessoas portadoras de deficiência, infância, grávidas em dificuldade, famílias desfavorecidas, toxicodependentes, idosos, imigrantes, pessoas em fase terminal, sem-abrigo e reclusos.
O voluntariado é uma forma activa e consciente de participação, cooperação e responsabilidade para com os que mais precisam!
Aceite este desafio: Mude o Mundo. Seja voluntário!


Dia 26 - «Há homens que obrigam todos os outros homens a reverem-se por dentro...». – este é um desabafo de Sousa Falcão na peça Felizmente Há Luar!, de Luís de Sttau Monteiro. Há, na verdade, homens e mulheres que, pelo seu exemplo de ousadia, luta, fé e coragem obrigam todos os outros a porem-se em causa e a questionarem-se por dentro.
A História legou-nos, em todas as Culturas, homens e mulheres fantásticos, capazes de enfrentar preconceitos, de lutar pelo Bem-Comum e pela Vida com convicção e doação incomparáveis.
Incapaz de ver sofrer outro ser humano, realidade nua e crua que presenciou na Batalha de Solferino, Henry Dunant organizou um hospital de socorros, auxiliando todos os que necessitassem de ajuda, independentemente da sua nacionalidade. Henry Dunant foi, assim, o mentor e fundador de um dos movimentos mais conhecidos na História: a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho. No nosso país, o movimento integra também uma secção da Juventude.
A Cruz Vermelha rege-se por seis princípios fundamentais que lhe dão vida: a imparcialidade, a neutralidade, a independência, o voluntariado, a unidade e a universalidade.
O mesmo espírito solidário e humanista que moveu Henry Dunant, premiado com o Nobel da Paz, em 1901, continua há mais de um século, a suscitar o interesse de muitos que dando a sua vida, dão vida a outros humanos. É a força do altruísmo e do voluntariado, sementes de bem insubstituíveis, na luta pela Vida.

Dia 27 - Faro conta com um museu que dedicado aos que morreram cultiva, porém, o Valor da Vida.
Com Judeus algarvios sepultados, o Cemitério Judaico de Faro, classificado como um lugar de interesse público no Registo Português de Monumentos Históricos Nacionais, é o único vestígio que resta da primeira presença judaica em Portugal, após a Inquisição.
Museu restaurado, conta com uma bonita presença de uma homenagem a um dos homens que salvou milhares de judeus dos campos de concentração nazis. Os 18 ciprestes que se encontram plantados à frente do muro do cemitério são uma homenagem ao diplomata português Aristides de Sousa Mendes.
Os ciprestes representam as letras do alfabeto hebraico, formando a palavra VIDA.
É por causa de realidades vividas como a do povo judeu, que hoje em dia, continuam a ser necessárias pessoas para acudir e dar vida a quem foi roubada, devido a ódios ou interesses económicos.
Dar o seu tempo por causas maiores trará bem-estar para todos e certamente o brilho em muitos olhares.

Dia 28 – O presidente da Mongólia, Tsakhiagiin Elbegdorj, anunciou a moratória oficial sobre a pena de morte no país e decretou a redução automática de todas as sentenças de morte a trinta anos de prisão.
No dia 14 de Janeiro, com um histórico discurso no Parlamento, após dar as indicações, o presidente manifestou a sua intenção de alcançar o quanto antes a abolição total e incondicional da pena de morte.
A Comunidade de Sant’Egídio demonstrou, através de um comunicado, seu sincero apreço por “uma surpreendente e valiosa determinação na vontade de apagar de uma vez por todas a pena de morte da legislação da Mongólia”.
Essa atitude, segundo a Comunidade, “não é fruto de uma decisão repentina”. Há 19 anos, Elbegdorj, então como deputado, havia proposto introduzir nova legislação sobre a pena capital, em âmbito constitucional.
A Comunidade de San’Egídio destaca que desde que Elbegdorj assumiu a presidência da Mongólia, há sete meses, não assinou nenhuma execução.
O chefe de Estado, explicando as razões de sua decisão, declarou sobretudo que a capacidade de perdoar, também aqueles que cometeram o pior delito, é um princípio ao qual devemos permanecer fiéis, porque é a garantia e a tutela do valor à vida humana.
Ele demonstrou-se especialmente preocupado com erros judiciais e com o
“A pena de morte – afirma o presidente da Mongólia – degrada a dignidade humana, provoca nas famílias das vítimas e nos condenados feridas, dor e ressentimento”. Ele assinalou que, segundo as antigas tradições do seu país, a vida é o maior dom que se tem.
O presidente destacou que o direito à vida “é absoluto”. Afirmou que “não existe nenhum estudo capaz de comprovar que a abolição da pena de morte aumenta a taxa de criminalidade”.
A Comunidade de Sant’Egídio saudou a iniciativa do presidente da Mongólia como “de extraordinária relevância” a favor da vida.


Dia 29 - A Junta de Freguesia de Portimão em parceria com a Associação de Voluntários de Portimão tem no seu vasto leque de projectos o Projecto “Mão Amiga”, que visa apoiar as crianças do 1.º ciclo e jardins-de-infância da rede pública durante o período do almoço, promovendo o acompanhamento e sensibilização das crianças durante a refeição.
Para o efeito, voluntários da Associação de Voluntários de Portimão estão entre as 11h30 e as 14h00, todos os dias, nos refeitórios das escolas: Coca-Maravilhas, Major David Neto, Pontal e Pedra Mourinha, onde almoçam cerca de 1200 crianças todos os dias.
Para mais informações sobre este projecto e outros onde pode colaborar como voluntário vá até à Junta de Freguesia de Portimão ou contacte-a através do telefone 282 402 140.
Dê um pedacinho de si aos outros através do voluntariado.




Sem comentários: