domingo, 6 de dezembro de 2009

Bloco questiona “desleixo” com cuidados paliativos

O Governo criou, em Novembro de 2007, um Grupo de Trabalho para a revisão, promoção e execução do Programa Nacional de Cuidados Paliativos, que não reúne há mais de um ano.

Segundo a pergunta dirigida ao Governo pelo Deputado João Semedo, nenhum dos objectivos que constituiu o grupo foi cumprido, lembrando que em todo o país, o número de camas contratadas para cuidados paliativos é pouco superior a uma centena (106 camas em 30.06.09) e que existem apenas 13 equipas intra-hospitalares de suporte em cuidados paliativos, nenhuma especializada para a prestação no domicílio daqueles cuidados.

O Deputado do Bloco de Esquerda questiona os motivos que conduziram à inactividade do Grupo de Trabalho para os Cuidados Paliativos, e ainda que medidas vai tomar o Governo para que o referido Grupo de Trabalho retome a sua actividade normal. Questiona ainda sobre como o Governo pretende superar as limitações actuais da rede de cuidados paliativos, cuja capacidade de resposta está muitíssimo aquém das necessidades.
Notícia daqui.

Sem comentários: