sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Universidade do Algarve - Paulo Condado

Aqui tão perto, vale a pena conhecer este Impressionante testemunho de Vida !

O Doutor Paulo Condado foi aluno da Universidade do Algarve onde concluiu o seu doutoramento (14 de Abril de 2009) com a tese intitulada:

Quebra de Barreiras de Comunicação para Portadores de Paralisia Cerebral”

O brilhante trabalho desenvolvido pelo Paulo permite que pessoas com deficiência na fala possam efectuar chamadas telefónicas utilizando uma voz artificial gerada pelo computador; este sistema informático encontra-se disponível gratuitamente .

Paulo Condado tem paralisia cerebral, deficiência física que lhe afecta a fala e a coordenação de movimentos. O sonho do Paulo é poder continuar a fazer investigação na área das acessibilidades, contribuindo assim para a melhoria a vida de muitos deficientes. Actualmente o Paulo Condado não tem trabalho.

Para conhecer melhor a história de vida deste jovem investigador veja um excerto da reportagem que passou no Jornal da SIC no dia 27 de Junho de 2007:

Saiba mais conhecendo a carta aberta escrita pelo Prof. Doutor Fernando Lobo, (professor do Departamento de Engenharia Electrónica e Informática da Universidade do Algarve e orientador de doutoramento do Paulo Condado), da qual transcrevo alguns parágrafos:

___

A história do Paulo é um exemplo notável.

Uma vida de sacrifício, de luta permanente contra os preconceitos."

___

"Conseguiu andar pela primeira vez aos 5 anos. A sua mãe teve de lutar contra ventos e marés para que o aceitassem no ensino regular. Inicialmente não o queriam aceitar, queriam mandá-lo para uma turma especial com crianças com atraso mental. Mas o Paulo nunca teve atraso mental: teve e tem apenas uma deficiência física que lhe afecta a fala e a coordenação de movimentos."

___

"Gostaria de ver Portugal à altura da doutrina que apregoa. Uma doutrina socialista onde haja protecção para os mais desfavorecidos, sobretudo que proteja aqueles que remam contra a maré e que fazem de tudo para não serem uma sobrecarga para o Estado. Portugal deve não só proteger como também publicitar pessoas como o Paulo, fazendo delas exemplo que possa inspirar outros na mesma situação.”

Sem comentários: