segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Não me apetece... outra vez

Aparentemente poderíamos ver esta reportagem como mais um artigo sobre sexo com o mero objectivo de aumentar as audiências do jornal. Porém, a questão é pertinente e vai muito para além da parte meramente sexual em si.
Há que não esquecer que precisamente os países onde há graves problemas demográficos são aqueles em que mais se trabalha e se promove uma concorrência e competição laboral, por vezes, selvagem.
Se a relação conjugal torna-se rara pelos vários motivos referidos no artigo, entre os quais, o stress, o cansaço, o trabalho e até mesmo devido aos filhos, certamente que será mais difícil a tarefa da procriação. Isto não quer dizer que só haja lugar às relações conjugais com o único objectivo da procriação já que estas têm também um fim unitivo entre o casal e não meramente procriativo.
Sem entrar na questão da contracepção uma coisa é certa ou o casal usa os métodos "naturais" de procriação ou usa os "artificiais". E este artigo não deixa de conter sinais alarmantes sobre a "crise" dos métodos naturais de procriação.
E o mais irónico é que vivemos numa sociedade que, embora esteja permanentemente a exultar o sexo e os instintos na publicidade e na cultura, depois, na prática, em muitos dos casais, vive uma um crise de ausência de relacionamento conjugal.
Uma tema interessante, ainda que complexo, para registar e reflectir.

Sem comentários: