quarta-feira, 15 de abril de 2009

Células estaminais adultas melhor do que as embrionárias

As novidades mais recentes sobre investigação em células estaminais, sem objecções de carácter ético, foram apresentadas aos espectadores do programa de Oprah Winfrey.
Num debate em que estavam presentes o médico comentador residente, Dr. Mehmet Oz, e o rosto da causa da doença de Parkinson Michael J. Fox, o Dr. Oz disse que "o debate sobre as células estaminais morreu".
A Oprah reagiu com perplexidade.
A novidade é esta:
"O que vou dizer é um pouco provocador... O que eu penso, Oprah, é que o debate sobre as células estaminais morreu, e explico porquê... O problema com as células estaminais embrionárias é que essas células estaminais embrionárias provêm de embriões, tal como todos nós viemos de embriões, e essas células podem tornar-se uma célula qualquer no corpo. Mas é muito difícil controlá-las e por isso elas podem transformar-se em células cancerígenas.
"Mas enquanto andávamos a lutar à volta do assunto - luta que desacelerou a investigação - aconteceu uma enorme quantidade de mudanças. Só no último ano fizemos uns 10 anos de avanços. Chegámos onde nunca pensámos chegar. E a coisa é assim.
Eu posso pegar num bocadinho da tua pele, tiro umas células, faço-as recuar no tempo, de modo a serem como foram quando foste concebida, e então elas começam a fabricar a tal dopamina. Eu penso que essas células, porque não são susceptíveis de se transformarem em cancro e porque são dos teus genes, vão ser as que irão ser usadas para curar a doença de Parkinson.
"Ninguém pode dizer quanto tempo vamos demorar até conseguir, mas falei com muitos especialistas nesta matéria, e penso que em poucos anos teremos grandes novidades para a saúde dos doentes de Parkinson, e também para os diabéticos, as vítima de ataques cardíacos... Podem ser ainda 8 ou 9 anos, mas será durante a nossa vida e isso é fascinante para todos nós na medicina.
Dr Mehmet Oz é professor e vice-director de Cirurgia na Columbia University, director do Instituto Cardiovascular e fundador e director do Programa de Medicina Complementar no Hospital Presbiteriano de Nova Iorque ~ Oprah Winfrey
Fonte: Bioedge (via newsletter É o carteiro)

Sem comentários: