quarta-feira, 11 de março de 2009

Livros - sugestão de presentes para o próximo Dia do Pai


Seleccionámos 18 obras que podem ser úteis a pais; algumas são também adequadas para filhos jovens.
Assinado por Aceprensa Data: 9 Março 2009
John BOYNE, O rapaz do pijama às riscas, Lisboa, ASA, 2008(Literatura / Jovens)

O protagonista deste breve mas emotivo e intenso romance é Bruno, um rapazinho de nove anos, filho de um comandante nazi, homem de confiança do próprio Hitler. Bruno vive em Berlim, com os pais e a irmã Gretel, uns anos mais velha que ele. Embora comece a notar que algo estranho se desenrola à sua volta - a chegada de Hitler ao poder e os preparativos para a guerra - Bruno é tão pequeno que não percebe nada. Até que a família se muda para outra cidade.
Joseph CONRAD, O Agente secreto, Lisboa, Europa-América, 1997.(Literatura / Adultos)
Romance curto, mas de uma enorme intensidade psicológica, dramática e narrativa, de um dos grandes autores de língua inglesa do século XX.
Nicolai GOGOL, Contos de São Petersburgo, Lisboa, Biblioteca Independente, 2007(Literatura / Adultos)
Reúnem-se neste pequeno volume as cinco «Histórias de Petersburgo»: Avenida Névski (1834), Diário de um louco (1834), O Nariz (1836), O Retrato (1841) e O Capote (1841); acrescentou-se A Caleche (1836), pequeno conto que alguns autores integram neste ciclo. São cinco contos imensamente russos, em que uma das personagens é a própria cidade de Petersburgo, e que alternam entre o divertido e o trágico, o ridículo e o cómico. A tradução, de Nina e Filipe Guerra, é excelente.
Kenneth GRAHAME, O vento nos salgueiros, Lisboa, Tinta da China, 2007(Literatura /Jovens)
Clássico da literatura juvenil, publicado no começo do século XX mas absolutamente intemporal, narra as aventuras e desventuras de um grupo de animais, nos quais são retratadas personalidades humanas típicas. De um humor, uma ternura e uma mestria narrativa que o tornam uma descontraída e excelente leitura para os jovens, mas também para os pais dos jovens.
Manuel GUERRA, A trama maçónica, Lisboa, Principia, 2008(Ciências Humanas / Adultos)
Na primeira parte do livro, é apresentada uma pesquisa histórica sobre a origem, a estrutura e os métodos de actuação da maçonaria. O autor procura fazer compreender, por exemplo, o que torna a maçonaria incompatível com o cristianismo e por que motivo se opõe à Igreja Católica. Na parte final, para além de rever a origem maçónica de algumas seitas, dedica um capítulo a aferir a sua influência política ao longo da história.
Nathaniel HAWTHORNE, A Letra Escarlate, Lisboa, Dom Quixote, 1988(Literatura / Adultos)
Escrito a meio do século XIX, é um dos mais famosos romances americanos de sempre, cheio de intensidade dramática. Nele se narra a história de uma mulher que, tendo dado à luz uma filha em consequência de um acto de adultério, procura depois compensar esse acto com a sua vida e as suas obras.
Kazuo ISHIGURO, Os despojos do dia, Lisboa, Gradiva, 1991(Literatura / Adultos)
Romance do século XX, que retrata a vida numa abastada casa senhorial inglesa nas vésperas da II Guerra Mundial; a história é narrada do ponto de vista dos criados da mansão, retratando em especial a típica contenção emocional britânica e as tensões que ela gera.
Paul JOHNSON, Intelectuais, Lisboa, Guerra e Paz, 2008(Ciências Humanas / Adultos)
Paul Johnson chama intelectuais àqueles pensadores e autores que pregavam e professavam um enorme amor à humanidade em geral, enquanto desprezavam e maltratavam os homens em particular, nomeadamente os que tinham mais perto de si, a família e os amigos. Se quer saber como eram na vida privada J.-J. Rousseau, Marx, Tolstoi, Hemingway ou Sartre, entre outros, Johnson explica-lhe.
Selma LAGERLOF, O Imperador de Portugal, Lisboa, Ulisseia, 2006(Literatura / Jovens - Adultos)
Escrito no começo do século XX, trata-se de uma história de amor e fidelidade de um pai por uma filha, que é ao mesmo tempo a história da persistência de quem se recusa a abandonar um ideal, seja por que preço for, tornando-se uma pessoa melhor por isso. A tradução, excelente, é de Esther de Lemos.
Harper LEE, Por favor, não matem a cotovia, Lisboa, Difel, 2006(Literatura / Jovens - Adultos)
Único romance da escritora, passado numa pequena cidade do sul dos Estados Unidos, narra a relação entre um pai viúvo e dois filhos pequenos, um rapaz e uma rapariga, a quem o pai transmite valores como a integridade, a coragem e a atenção aos outros com a naturalidade de quem os vive. A narrativa é apresentada do ponto de vista da filha, uma criança de sete/oito anos, de uma espantosa vivacidade e espírito de observação. Um romance notável, além de muito divertido.
Daphne du MAURIER, Rebecca, Lisboa, Livros do Brasil, 1985(Literatura / Jovens - Adultos)
Quando a jovem narradora se casa com um homem muito mais velho, que conhece há uma semana e lhe aparece rodeado de uma aura de mistério e tragédia, não imagina todas as dificuldades que terá ainda de enfrentar. Romance absorvente, com uma dose qb de mistério e romantismo.
George ORWELL, 1984, Lisboa, Antígona, 1991(Literatura / Adultos)
Retrato de uma sociedade fascista e policial, que previu, não só os totalitarismos de direita e de esquerda do século XX, mas também a mentira e a manipulação que se lhes seguiram, nomeadamente com a invenção do politicamente correcto. Um romance cru, ocasionalmente violento, mas que é uma obra essencial.
Robert ROYAL, Os mártires católicos do século XX, Lisboa, Principia, 2001(Ciências Humanas / Adultos)
O século XX fez mais mártires do que os restantes dezanove séculos de história da Igreja todos juntos. Nesta obra, são narradas histórias individuais e colectivas de martírio, começando no México, passando pela Rússia soviética e a Alemanha nazi, e desembocando nos estados comunistas da Europa de Leste, da Ásia e da América Latina. Uma obra sobre a heroicidade da lealdade a Cristo.
Steven SAYLOR, Sangue romano, O abraço de Némesis, O enigma de Catilina, O lance de Vénus, Crime na Via Ápia, Rubicão, Desaparecido em Massília, Névoa de profecias, A sentença de César, O Triunfo de César; A casa das Vestais, Um gladiador só morre uma vez, Lisboa, Bertrand/Quetzal, várias datas.(Entretenimento / Adultos)
Colecção de romances passados na Roma do século I a.C., em que o autor aproveita acontecimentos e personagens reais (como Cícero, César ou Catilina, entre muitos outros), entretecendo-os com a personagem fictícia do Descobridor, um homem que se dedica a desvendar mistérios. A trama é muito sedutora, e os livros são muito informativos sobre os usos e costumes da Roma antiga; aprende-se sem se perceber. Os romances são independentes uns dos outros, mas é mais interessante lê-los sequencialmente, porque isso permite acompanhar o desenvolvimento das personagens; os dois últimos títulos são colectâneas de contos, com as mesmas personagens.
Anton TCHEKOV, A Estepe, Lisboa, Europa-América, 2003(Literatura / Adultos)
Esta novela do século XIX, de um delicioso lirismo, descreve a viagem de um rapazinho, desde a sua aldeia até à cidade; ao longo desta viagem, desfilam diante dele pessoas e circunstâncias da natureza, que lhe vão dando a conhecer o mundo. Como em muitos textos de Tchekov, também em A Estepe não se passa grande coisa - mas vê-se muito; é um pequeno livro para apreciadores da escrita, mas que se lê de um fôlego.
J. R. R. TOLKIEN, Trilogia do Anel (A Irmandade do Anel, As duas torres, O regresso do rei), Lisboa, Europa-América, várias datas.(Literatura / Jovens - Adultos)
Esta trilogia, que é uma das mais notáveis obras de fantasia de sempre, tem de tudo: aventura, emoção, amizade, lealdade e traição, criaturas invulgares e árvores que falam, e uma história de queda e redenção com que se aprende sempre de novo. Um clássico que compensa revisitar muitas vezes.
Evelyn WAUGH, Reviver o passado em Brideshead, Lisboa, Relógio d´Água, 2005(Literatura / Adultos)
Uma das obras-primas da literatura do século XX, o livro expõe, em palavras do autor, «a operação da graça» nas almas, através da descrição de uma típica família católica inglesa da primeira metade do século, cujos membros tentam, em vão, escapar ao apelo amoroso de Deus. Portentosamente escrita, a obra alterna entre o cómico e o dramático, dando a conhecer a vida da classe alta britânica, quer nos círculos de Oxford, quer nas mansões senhoriais. De leitura imprescindível para qualquer apreciador de literatura.
Edith WHARTON, A Idade da inocência, Lisboa, Presença, 1988(Literatura / Adultos)
É um romance para adultos, que retrata um conflito entre a lealdade e a paixão, em que a primeira acaba por se sobrepor à segunda. Situado na América do começo do século XX, expõe o problema com que se confronta um homem dividido entre duas mulheres, bem como as dificuldades por que passam os três. Para quem se interessa por dramas de cariz psicológico.
Markus Zuzak, A rapariga que roubava livros, Lisboa, Presença, 2008(Literatura / Jovens - Adultos)
Este romance recente conta a vida de uma criança, Liesel Meminger, que no final dos anos 30 é acolhida por uma família alemã, cujo pai, Hans, um pintor desempregado que toca acordeão, ensina Liesel a ler; a relação da criança com os livros é um dos temas interessantes deste comovente romance, cuja acção decorre durante a II Guerra Mundial.

Sem comentários: