quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

IV Congresso Europeu de Famílias Numerosas

O IV Congresso Europeu de Famílias Numerosas organizado pela European Large Families Confederation – ELFAC – realizou-se no passado fim-de-semana em Barcelona com o tema: "Famílias Numerosas, o Futuro da Europa".


O Congresso teve início no dia 13 de Dezembro na Universidade Internacional da Catalunha (UIC), em Barcelona, com a colaboração do Instituto de Estudos Superiores da Família (IESF) e a participação das associações de famílias numerosas europeias.


Deram início aos trabalhos o Reitor da UIC, Dr. Josep Argemí e o Presidente da ELFAC, Engº Fernando Castro.


A conferência que se seguiu teve como tema: "A Família na Europa: Dados e Políticas Públicas" da responsabilidade de Raúl Sánchez, Director do IESF e Presidente do Intituto da Família.


Os diapositivos apresentados convidaram a uma reflexão sobre a forte queda do índice sintético de fecundidade na Europa, os diversos modelos de política familiar e taxas de sucesso e a consequente redução da sustentabilidade económica europeia.


A segunda parte contou com a apresentação do documentário: “Demographic Winter - The Decline of the Human Family”, seguido de mesa redonda com as participações do Dr. José Ribeiro e Castro, Eurodeputado por Portugal e Vice-presidente do Intergrupo da Família e Protecção da Infância do Parlamento Europeu, Dr. Laszlo Marki, Professor do Instituto Alfréd Rényi de matemáticas de Budapeste e Vice-presidente da ELFAC e Dr. Pau Serra, Professor de Geografia Humana da UIC.


As intervenções deram conta de um cenário hostil para as famílias com filhos onde a pressão e o preconceito substituem, cada vez mais, o apoio àquela que é, nas palavras do eurodeputado, a primeira ONG digna da justiça social mais elementar – A Família.


Das conclusões deste congresso retira-se a forte convicção que o capital humano, tal como tem evoluído, põe em causa a sustentabilidade da Europa. E, como concluiu o Presidente da ELFAC e da APFN, Eng. Fernando Castro, as famílias numerosas são as protagonistas desta “guerra” da sobrevivência.


O Congresso encerrou em festa, dia 14 de Dezembro, no parque temático de Port Aventura em Tarragona, com a entrega do prémio “Europa” ao Dr. José Ribeiro e Castro, pelo seu empenho na defesa da família, em geral, e das famílias numerosas em particular, no Parlamento Europeu.


Fonte: A.P.F.N.

Sem comentários: