segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar aborto ilegal


Integrantes da chamada Frente Parlamentar pela Vida conseguiram estimular a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Aborto, para investigar a venda irregular de medicamentos como o Citotec, além de uma rede clandestina de clínicas de aborto no país.


De acordo com reportagem do jornal "O Globo" publicada neste domingo, a Frente, que também fez lobby forte contra a liberação das células-tronco embrionárias, reuniu 220 assinaturas. No entanto, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), resolveu passar a instalação da CPI para o seu sucessor, que deverá ser eleito no início de fevereiro.


Os autores da CPI afirmaram que, caso a comissão não seja instalada até março, haverá uma grande manifestação na Esplanada dos Ministérios, além de um abaixo-assinado com cerca de cinco milhões de assinaturas, com o objetivo de pressionar o futuro presidente da Câmara. Eles pretendem convocar para a CPI mulheres que já praticaram o aborto, o que vem causando o receio na bancada feminina, além de entidades de direitos humanos, que temem uma maior exposição ao constrangimento.


Sem comentários: