segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Bolt ou a educação para os media



Tal como já tinha referido há uns tempos aqui e recentemente o prof. João César das Neves destacou aqui, existem vários desenhos animados que primam pela ausência de mensagem, pela agressividade sonora e verbal e pela alucinação da narrativa.
Esses são os desenhos animados neo-modernos que traduzem e espelham o frenesim estéril e inconsequente no mundo materialista e meio psicopata em que vivemos.

Não é o caso da recente produção da Disney Bolt que, além da mensagem construtiva e de ser um divertimento engraçado, conta uma história, sem recurso aos habituais histerismos sonoros ou visuais.

Em especial, o filme ajuda a desconstruir e desmontar a ficção do cinema e da televisão e isso é muito importante numa época em que as crianças e os jovens consomem horas a fio de televisão e jogos de computador.

Ora, esta é precisamente uma das vertentes da chamada Educação para os Media, mostrar aos jovens e crianças os bastidores da rádio, televisão e cinema para que saibam relativizar, descodificar e compreender melhor o que neles é transmitido.

P.S.1- A propósito de Educação para os Media, excelente este blog "Educar para os Media" com muita e variada informação, incluíndo referências a vários estudos mundiais sobre a relação entre os media e as crianças.

P.S.2- E já agora uma apreciação muito positiva para o novo canal infantil para crianças JimJam muito educativo, com desenhos animados "limpos" e de grande qualidade.
Se tiverem que os ver, aos menos, que seja alguma coisa de jeito....

Sem comentários: