terça-feira, 14 de outubro de 2008

Portugueses desconhecem o que são cuidados paliativos


Só três em cada dez portugueses conhecem o termo. Em Portugal, calcula-se que apenas 10% dos doentes terminais ou com doenças graves têm acesso a serviços especializados que reduzem o sofrimento.


A eutanásia é uma palavra familiar aos portugueses. Um estudo de opinião encomendado pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) indica que são 86% os que dizem saber o significado de um conceito que está na agenda de alguns partidos de esquerda em Portugal e na Europa.


Mas à pergunta se mudaria de 'opinião sobre a eutanásia, "caso tivesse a certeza de que há cuidados médicos para minimizar a dor e o sofrimento?", 55% afirmam que sim. Este é um dado importante num país em que apenas 38% sabem o que são cuidados paliativos. E mesmo neste pequeno universo nem todos acertam no seu significado: para uns são cuidados destinados a idosos, para outros, a acamados. "Isto não é verdade. As doenças graves atingem todas as faixas etárias, crianças, jovens, adultos novos e velhos", lembra Isabel Galriça Neto, a mulher à frente da APCP e a mãe dos cuidados paliativos em Portugal.


"A morte é uma questão tabu na nossa sociedade, que tem como paradigmas a beleza e a felicidade. São ficções que agradam às pessoas", afirma Marcelo Rebelo de Sousa (luta há anos contra a discriminação dos doentes incuráveis) como explicação para o desconhecimento que os portugueses têm dos cuidados paliativos prestados a doentes terminais e em casos muito graves aos seus familiares por equipas de médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e voluntários. O objectivo é minorar o sofrimento e proporcionar dignidade e a máxima qualidade de vida possível.


"Há uma desatenção da sociedade portuguesa a estas questões", acrescenta Marcelo, que acredita mais num grupo social a fazer força pela generalização dos paliativos do que nos partidos. "O CDS não tem dado especial atenção à saúde. No PSD tem havido um vazio, mas espero que Manuela Ferreira Leite não resuma a sua política a questões económicas".


Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, um serviço usufruído por apenas 10% dos portugueses. Cálculos da APCP estimam que haverá cerca de 60 mil pessoas a precisar de uma resposta à sua doença prolongada, incurável e progressiva. Que pode durar dias, semanas ou mesmo anos. A verdade é que existem apenas 15 unidades em todo o país preparadas para dar aquele tipo de assistência. No contributo que deu para o Programa Nacional de Cuidados Paliativos, a APCP chama a atenção para o facto de a versão do Executivo omitir a questão do financiamento. A contratação de profissionais para as equipas de cuidados paliativos nos hospitais e nos centros de saúde "não está garantida nem orçamentados" aqueles serviços, lê-se na contra-proposta apresentada pela associação.


"Não podemos garantir primeiro o direito à eutanásia e depois aos cuidados paliativos. Estes estão primeiro", defende Isabel Neto.


Notícia daqui.

Sem comentários: