quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Adopção: Petição na Internet em defesa de um Dia Nacional da Adopção de Crianças


A Associação "Bem me Queres" lançou uma recolha de assinaturas para solicitar ao Parlamento que institua o 10 de Maio de 2009 como o Dia Nacional da Adopção de Crianças.


(...)


Na petição disponível na Internet (http://www.peticao.com.pt/dia-nacional-adopcao)- os promotores referem que "é importante promover a consciencialização da sociedade para o facto de crianças que crescem sem família estarem a ser privadas daquilo que de mais importante existe para a sua formação, desenvolvimento e crescimento - o afecto, os laços, a conquista de um colo".


A lei estabelece que são necessárias mil assinaturas para um petição ser discutida em comissão parlamentar e quatro mil para debater a proposta no plenário da Assembleia da República.
Segundo o último relatório da Segurança Social, mais de 11 mil crianças e jovens estavam em 2007 em instituições de acolhimento, a maioria há mais de um ano.


O documento indica também que a adopção é um caminho essencialmente delineado para crianças até aos nove anos.


No caso de crianças entre os zero e os três anos, a adopção é o principal projecto de vida para 62 por cento desses bebés, registando-se uma baixa taxa de retorno à família biológica.


O mesmo acontece com as crianças entre os quatro e os cinco anos. Nesta faixa etária 54 por cento são encaminhadas para adopção.


Segundo dados das Listas Nacionais de Adopção, 1.674 crianças estão em condições de ser adoptadas.


Os mesmo dados revelam que dos 2.363 candidatos inscritos até ao final de Junho, 2.305 querem adoptar crianças até aos três anos e destes 1.261 aceitam receber até aos seis anos, mas 1.044 deseja apenas um bebé até aos 36 meses de idade.
GC.
Fonte Lusa/Fim

Sem comentários: