sábado, 21 de junho de 2008

Projecto Artemis: Geramos Esperança



"Ser-se mãe é uma possibilidade humana, viver a Maternidade é um poder Divino"


Manuela Pontes




O Projecto Artémis é uma Associação sem fins lucrativos, concebida e dada à luz há sensivelmente três anos.




Foi constituida por escritura pública, outorgada em 20 de Dezembro de 2005 e à qual foi conferida o Estatuto de Pessoa Colectiva de utilidade Pública.




A Artémis surge na sequência da necessidade de diminuir a falta de informação técnica e apoio emocional de mulheres que perderam filhos por aborto espontâneo, bem como quebrar o pacto de silêncio, resultante de todo um processo de luto. Como tudo que é novo, que se afirma numa sociedade em que existem Tabus e temas de difícil comunicação, a Artémis tem sofrido um percurso lento e moroso, tendo só agora dado os seus primeiros passos na sua essência, graças a pessoas que se mobilizam frente a este problema e acreditam que estas mães, de facto, defrontam-se com um vazio de alma e uma angústia que lhes dilacera o espírito.




Depois de uma experiência dramática, de perda de dois filhos, Manuela Pontes, mentora e dirigente da Artémis, decidiu criar este grupo de apoio, onde se partilham experiências, medos, frustrações e Esperança face à maior verdade que impele estas mulheres: a busca pelo seu filho.





Numa sociedade em que se banaliza o termo precoce de uma gestação, em que um aborto espontâneo adquire nuances de "selectividade da natureza", é imperativo dar a conhecer os bastidores desta "epidemia", que cada vez mais atinge mulheres, sem olhar à sua etnia, cultura, crenças e idade etária. O medo da rejeição, a vergonha de ser julgada, a insegurança retratada na falta de apoio a todos os níveis levam, na maior parte da vezes, estas mulheres à depressão profunda, ao isolamento e à crença de que a maternidade se torna na sua maior utopia.




A Artémis é constituída, neste momento, por um grupo de associadas unidas por uma causa comum, a Perda de um ou mais filhos, estando aberta ao público em geral. São mulheres que lutam diariamente com a medicina, com o seu corpo, com a vida, para trazer de volta o seu filho, que um dia lhes foi arrancado do ventre, por uma mãe natureza que nos impõe, desde muito cedo, o estandarte da maternidade. A mensagem que a Artémis divulga assenta na Coragem, na Persistência, na Luta, na Dignidade por melhorar as condições psicológicas e emocionais de mulheres, que vivem momentos dolorosos de partos prematuros, resultando na perda da vida do bebé, na interrupção não voluntária da gravidez, por causas extrínsecas ao nosso controlo e vontade e nos problemas de infertilidade que assolam casais de forma abrupta. Para essas pessoas uma única palavra: NÃO DESISTAM





Objectivos:





Objectivos da Artémis:




- Apoiar emocionalmente, toda e qualquer mulher, que passe ou viva momentos de perda de gestação, com consequências psicológicas graves, negativas e depressivas. Para isso a Artémis conta, não só com outras mulheres em situação idêntica, que contribuem heroicamente com as suas palavras e testemunhos, como por um grupo de inter ajuda, constituído por associadas sempre em contacto permanente. A Artémis conta ainda com a participação activa e dedicada de uma psicóloga que contribui para melhorar a estabilidade emocional de todas as mulheres que participem desta associação.




- Promover a prestação de cuidados de saúde materna, de âmbito físico e psicológico, nomeadamente por meio de aconselhamento e apoio clínico e psíquico a mulheres vítimas de situações clínicas de aborto e/morte fetal e respectivos companheiros.




- Promover e fomentar a rebilitação e recuperação física e psicológica dessas mulheres e respectivos companheiros ou agregados familiares.




- Uma linha telefónica de apoio -91 8410208, orientada para esclarecer dúvidas e diminuir a dor da perda, provocada por um luto precoce. A linha funciona 24 horas por dia e conta com o atendimento da Drª.Sandra Cunha.




- Publicação trimestral de um editorial, constituido por artigos de opinião e de especialidade, no sentido de se abordar temas como a perda precoce da gestação, a infertilidade e os partos prematuros.




- Divulgação de acções informativas, através de seminários, formações e colóquios.





Cooperação em várias áreas, especificamente de profissionais ligados à Ginecologia, Obstetrícia e Genética, que possam contribuir largamente para diminuir a falta de informação e esclarecer as infinitas dúvidas. A Artémis tenta obter parcerias constantes com clínicas, hospitais e entidades afins que beneficiarão as associadas do Projecto.




- Desenvolvimento de acções de voluntariado no seio das unidades de obstetrícia dos hospitais públicos, para um apoio próximo e efectivo a todas as mulheres em estado abortivo/morte fetal. A primeira acção de voluntariado encontra-se a decorrer no Hospital de Sº. Marcos, na cidade de Braga desde o dia 1 de Junho de 2007.

Sem comentários: