sábado, 21 de junho de 2008

17 adolescentes nos EUA fazem pacto para engravidar

Há uns tempos atrás ouvimos falar em pactos de adolescentes que se organizavam com vista ao suicídio.
Para esses adolescentes, a morte seria uma libertação de uma vida sem sentido e o fazê-lo em conjunto com outros adolescentes uma forma de solidariedade e união.
De acordo com a revista TIME são várias as razões que podem estar na origem desta decisão como sejam o sucesso de filmes como June ou o facto da Escola em causa ser conhecida por apoiar e integrar no seu seio as adolescentes grávidas, dando-lhes condições para se manterem a estudar.
Porém, a principal razão está nos antípodas da decisão que levou vários jovens a combinarem suicídios em simultâneo.
Numa pequena cidade, Gloucester, marcada pelo desemprego, a crise económica, a falta de objectivos e ideais, muitas jovens consideram que a gravidez é uma forma de dar sentido à sua vida.
Trata-se de um assunto complexo que demonstra alguma desorientação e desacompanhamento por parte dessas jovens e prova uma coisa muito importante que, aliás, foi recentemento focado pela Ministra da Saúde muito recentemente "Temos de investir mais na área do planeamento familiar", (...) , considerando que para isto "é necessário não só o fornecimento de meios contraceptivos", mas também "aumentar" a informação disponível sobre esta temática
Ou seja, não se trata só de distribuir preservativos e não se trata tão somente de explicar os métodos de planeamento familiar, o busilis da questão reside em explicar aos jovens que a sua sexualidade e a sua fecundidade devem estar integrados no seu projecto de vida.
Ora, o problema reside precisamente no facto de que muitos adolescentes pura e simplesmente não têm projecto de vida ou sequer propostas de projecto de vida.
P.S.- Mais discussão sobre o assunto aqui

1 comentário:

Anónimo disse...

Meol Deuuuss...que pecadooo.elas pudiam fazer um pacto tpy assim,suruba néh?? ai elas gravavam e punham no PornTube *_______*,pensa bem que mara...eu tocava por essa ;)
xoxo pra tdos ;DDDD