terça-feira, 29 de abril de 2008

Manuela Ferreira Leite


A Dra Manuela Ferreira Leite já ganhou o PSD e pode muito bem vir a ganhar o país.

Depois da luta desenfreada para apear do poder Luís Marques Mendes no Outono passado, a desorientação foi crescendo entre os dirigentes do PSD ao verem o partido a tropeçar nas sondagens, a desmaiar, quase a soçobrar. A entrada em cena de alguém com a estatura intelectual e moral de Ferreira Leite é uma verdadeira ressurreição do Partido Social Democrata.

Além disso, o momento é crucial na medida em que a crise económica nacional e internacional se agudiza todos os dias. Infelizmente, daqui por um ano a situação financeira das empresas e das famílias será preocupante ou, na melhor das hipóteses, incerta. Em momentos de grande insegurança e de grandes perigos, não há margem para erros na governação do navio… Não se trata de ganhar ou perder eleições. Essa é uma conversa ridícula, que só amesquinha quem a faz. Trata-se tão somente de salvar o país da tempestade económica que se desencadeou. Manuela Ferreira Leite é reconhecidamente uma pessoa com espírito de missão. Mas a sua missão não é nem nunca será a de tirar o PS do poder, sob pena de andarmos a brincar aos governos. O que os portugueses vão querer de uma “Dama de Ferro” é que faça uma gestão rigorosa e criteriosa do orçamento familiar, de uma família chamada Portugal, num momento de grave escassez de recursos. E que reintroduza moralidade na vida pública, e que enfrente a corrupção, e que combata a criminalidade e o tráfico de droga. E ainda que apoie verdadeiramente as famílias, a generalidade das famílias, principalmente as que mais precisarem…

A obsessão pelo poder de Paulo Portas praticamente destruíu o CDS na sua luta encarniçada para destituir José Ribeiro e Castro. Luís Filipe Menezes ia fazendo o mesmo ao PSD. No PS a coesão e estabilidade são apenas aparentes e, num contexto de perda de popularidade, as fissuras rapidamente virão ao de cima. É por isso que todo o espectro partidário neste momento está a sofrer as ondas de choque de um abalo chamado Ferreira Leite. O xadrez político pode mudar em breve, o vento pode mudar de direcção, e muito rapidamente.

Mas daqui deste blogue, há uma mensagem muito directa que é necessário fazer ao PSD e uma interpelação muito veemente: nem só de economia vive o homem, e nem só do curto prazo se alimenta essa mesma economia. Há muitas decisões que têm que ser tomadas com os olhos postos no futuro, assim como há muitos problemas que têm a sua génese bem longe no passado. Um dos pontos estruturais que se exige de uma nova política para o país é a defesa clara da família e uma posição inequívoca a favor da vida. Todos sabemos que a Dra Manuela Ferreira Leite foi um dos rostos que se levantou para combater o aborto aquando do referendo de 2007. Mas agora é o momento de elevar essa bandeira no seio do maior partido da oposição, e de levá-la até ao fim. A defesa da família e da vida deve constituir um pilar fundamental do seu projecto para o país. Medidas concretas devem ser implementadas e a lei do aborto deve ser revista de alto a baixo, transformando-a numa verdadeira lei anti-aborto. A Dra Manuela Ferreira Leite deve dizer isso ao partido em Maio, com os olhos postos no país, com os olhos postos no futuro, e sem quaisquer pruridos ou reticências tácticas. Se o fizer, será um verdadeiro sinal de esperança.

Sem comentários: