domingo, 9 de março de 2008

SIDA: Número de casos aumenta nos jovens, idosos e mulheres

Machado Caetano diz que “em Portugal existem mais jovens, velhos e mulheres infectados com SIDA” e que no nosso país "não existe um projecto nacional de informação adequado". Para este especialista "a solução passa pela educação dos jovens para uma sexualidade responsável".

Portugal e Estónia estão na cauda da Europa no que diz respeito ao número de infectados com VIH/SIDA. No nosso país as taxas mais elevadas de prevalência fazem-se sentir nos mais jovens, nos mais velhos e nas mulheres. Em Portugal ainda continuam a nascer muitas crianças de mães seropositivas e a existirem muitas gravidezes indesejadas na adolescência.


Machado Caetano, presidente honorário da Fundação Portuguesa – A Comunidade Contra a SIDA e referência nacional na valência de infecciologia, explicou que "o número de infectados nos toxicodependentes desceu em Portugal porque a introdução intravenosa diminuiu" e que "aumentou nos heterossexuais porque são infiéis e têm muitas vezes mais do que um parceiro sexual". Acrescentou que "a sexualidade é transmitida de forma leviana, através das «revistas cor-de-rosa» e pela televisão" e que "essa situação leva os jovens a iniciarem a sua actividade sexual mais cedo e de forma menos preparada".

Machado Caetano disse também que "a realidade portuguesa é preocupante porque o país está distraído e deixa passar ao lado a educação dos seus jovens para uma sexualidade responsável". Assegurou igualmente que "não existe um projecto nacional de informação adequado" e que "o aumento, em vez da diminuição, do número de infectados são o reflexo disso mesmo".


Para Machado Caetano "é preciso fazer mais debates" e salientou que os mesmos "devem ser promovidos pelas autarquias, pelas escolas e ao nível das associações desportivas e culturais". Acredita que "os jovens têm de ser parceiros na mudança de mentalidades", que "as escolas devem ter um papel fundamental na educação dos jovens" e que "as famílias devem ser preparadas para ensinar as suas crianças a viver a sexualidade com responsabilidade".


Notícia daqui.

Sem comentários: