quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

SOLIDUS e o DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO


Hoje, dia 5 de Dezembro, dia internacional do Voluntariado, foi o 1º dia de lançamento do projecto Solidus, um projecto liderado pelo agrupamento de Faro do CNE- Corpo Nacional de Escutas, na pessoa do nosso amigo e companheiro, José Cruz, ex-mandatário do Grupo Cívico "Algarve pela Vida".


Eis mais uma iniciativa que demonstra que os que lutaram pela vida há uns meses atrás, no último referendo, continuam agora a fazê-lo em âmbitos directa ou indirectamente relacionados com a luta pela vida e pela solidariedade.


O lançamento foi feito hoje no auditório do IPJ de Faro, na presença do Dr. Villas Boas, director do Refúgio Aboim Ascensão e também ex-mandatário do Grupo Cívico "Algarve pela Vida", do Dr. Macário Correia, presidente da AMAL e do Sr. Bispo do Algarve, membro da comissão de honra.


Foi um lançamento 100% bem sucedido, com muitas pessoas presentes e um número significativo de jornalistas.


Este projecto não confessional e apolítico pretende funcionar como mercado de voluntariado, fazendo que voluntários que nele se inscrevam, via internet, se possam cruzar com instituições que, por sua vez, precisem desses mesmos voluntários.


Um nota particular de elogio para o José Cruz. Eu próprio sou testemunha da sua grande dedicação e esforço pelo bom sucesso deste projecto.

É um homem que, além de ter uma família numerosa, tem também um coração enorme e viu neste projecto uma forma prática e eficaz de ajudar muitas instituições que precisam de mão de obra gratuíta.


Não podemos estar sempre a atacar e criticar o Estado porque não faz isto ou não financia aquilo.


A sociedade civil também tem que se mexer e há muita gente jovem que, em vez de estar horas a fio, na internet, em frente dos jogos de computador ou no café poderiam estar, no terreno, ao serviço de iniciativas de tantas associações de solidariedade social.


Divulguem o site http://www.solidus.pt/site/index.php , inscrevam-se e vejam o filme de apresentação do projecto aqui

Sem comentários: