sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Crianças e jovens em perigo aumentam


Nesta reportagem, o responsável pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de S.João da Madeira identifica várias causas para o aumento do número de crianças e jovens em risco nesse concelho.

Diria eu, que essas causas locais podem bem ser as mesmas que, a nível nacional, contribuem para um aumento de jovens e crianças com problemas de inserção social e pessoal, a saber:


1) “O fecho de empresas, o aumento do desemprego e os baixos salários” contribui para a precariedade familiar.


2) hoje, os miúdos olham muito para o lado, para o que o colega tem e ele não”. Por isso, Luís Ferreira tem sido confrontado com “alguns casos de furto em estabelecimentos comerciais”.


3) Outro dos cancros sociais é a falta de gestão orçamental das famílias: “Gastam de qualquer maneira e em bens que não são de primeira necessidade”.
No Algarve, entre outras instituições que trabalham no acompanhamento e prevenção de crianças e jovens em risco, destaque para a associação Porta Amiga que, já no próximo mês, vai inaugurar, com o apoio da Câmara Municipal de Tavira e da Segurança Social, um importante centro de acolhimento.

Sem comentários: