sábado, 4 de agosto de 2007

Terapia Familiar

No âmbito da Serviço Nacional de Saúde está a ser desenvolvido um trabalho-piloto muito meritório no Centro de Saúde de Loulé sobre Terapia Familiar.

É uma pena quando o casal opta por recorrer logo ao divórcio sem procurar alternativas e, sobretudo, apoio de especialistas.
Muitos problemas que surgem no seio do casal, com diálogo e de forma construtiva, são perfeitamente sanáveis.
Esta é, pois, uma iniciativa que vale a pena divulgar e que, até pelo que entendi do site, parece-me ser gratuíta.

Há, porém, um senão a estas iniciativas que reside no preconceito e na falta de humildade: Preconceito uma vez que os especialistas na área da psicologia infelizmente estão ainda muito conotados com os "médicos dos malucos" e, para muitos, recorrer a eles é uma "vergonha".
Falta de humildade por não quererem reconhecer que necessitam de ajuda e há alguém de fora que a poderá dar.

Talvez se conhecessem os meandros da litigância familiar judicial e o pesadelo que isso implica, em todos os aspectos, incluíndo nos enormes danos causados aos próprios e, em particular, aos filhos, agissem de outra maneira.

No mundo democrático "moderno", tal como acontece com o "aborto por opção", a solução, quase sempre, não é procurar ajuda para continuar em frente, mas descartar-se aos primeiros embates (de preferência, de forma rápida e fácil), neste caso, através do divórcio.

Sem comentários: