quinta-feira, 5 de julho de 2007

Curso sobre métodos naturais de planeamento familiar


Terminou ontem mais um curso de Planeamento Familiar Natural que, ao longo de cinco sessões foi frequentado por 13 casais jovens. Este curso teve início a 19 de Maio. Ontem foi a última sessão de grupo com entrega de documentação, bibliografia específica e a recepção dos certificados de participação.
Foi com enorme satisfação que a equipa do Serviço de Entreajuda e Documentação Conjugal (SEDC) pode presenciar o entusiasmo com que estes casais do Arciprestado de Braga participaram nas sessões. Foi criado um clima de entreajuda, de aprendizagem aprofundada e saíram com a convicção de que vale a pena apostar na qualidade da diferença.
Um casal quis deixar por escrito o que aprendeu:
«O que é natural é Bom!
“ (…) Vou mostrar-vos um caminho de perfeição que ultrapassa tudo”I Cor. 12, 31
A nossa curiosidade, o gosto por aprender e inovar levou-nos a aceitar mais um desafio, o de fazermos o Curso de Planeamento Familiar Natural. Lá encontramos casais com muita experiência, de várias idades, médicos que deram o seu testemunho e que desde sempre usam o método sinto-térmico. Este baseia-se no estudo dos sintomas específicos do ciclo feminino, na avaliação da temperatura basal da mulher e numa relação de cumplicidade entre o casal. Juntamente com outros jovens casais fomos aprendendo, passo-a-passo, como proceder para fazermos a nossa auto-observação e auto-análise. Daqui em diante, durante 6, 12 ou mais ciclos teremos um casal monitor de referência, que nos ajudará a implementar o método e será o nosso apoio para esclarecimentos, tirar dúvidas e nos auxiliar a interpretar os primeiros gráficos.

Todo o planeamento familiar é feito com base na natureza, na biologia; respeitando os seus tempos, os seus silêncios e as suas hormonas. Há muito tempo ouvimos esta frase: “Quem quiser perceber de mulheres tem de perceber primeiro de hormonas”. E este método vem confirmar esta afirmação, em que homem e mulher são chamados a conhecer o que os rege biologicamente para poderem reger-se a si mesmos com harmonia e planear a sua família.

Este é um método exigente, assim como o é a própria vida, é um método rigoroso assim como o é a própria natureza, mas é também um método que raia a perfeição como o é o próprio Amor.

Aprendemos tantas coisas, que é difícil pôr por palavras o quanto este pequeno-grande curso nos enriqueceu… Sentimo-nos ainda mais fortes, ainda mais unidos, sentimos que o nosso Amor saiu fortalecido. Descobrimos um novo caminho alternativo aos que, habitualmente, nos apresentam, um caminho trilhado lado a lado, de mãos dadas como sempre o fazemos, onde somos chamados a formar uma equipa a dois, que coopere entre si com o mesmo objectivo – “Crescei e multiplicai-vos”.

Recordamos as palavras do Dr. Sérgio Alcino, médico, que jamais esqueceremos “O planeamento natural não é comparável com outro, não é uma matemática, o acto sexual é muito mais, deve durar 24 horas na inter-ajuda e sintonia contínua do casal, deve haver respeito e Amor e, deste modo, o prazer é Muito superior!!!”.

O Planeamento Familiar Natural permite viver a sexualidade em toda a sua plenitude, pois exige um diálogo profundo entre dois seres que se amam; e exige a aprendizagem da linguagem do silêncio, da linguagem corporal e da linguagem da criatividade.

Acreditamos que este é um caminho possível para muitos e descobrimos que este é o nosso caminho – um caminho com qualidade de vida para os dois… o caminho do Amor.
Susana e Zacarias»

Sem comentários: