sexta-feira, 27 de julho de 2007

Clínica dos Arcos já "tem" seis hospitais públicos

Seis hospitais públicos estão já a recorrer à Clínica dos Arcos, em Lisboa, para a realização de abortos até às 10 semanas, sendo que, neste momento, já existem mais quatro acordos com unidades hospitalares prestes a serem assinados.

A garantia é dada na edição desta terça-feira do jornal Diário de Notícias pela directora da clínica espanhola, Yolanda Hernandez, a qual assegura ainda que os processos dos quatro hospitais que têm vindo a ser negociados, deverão ficar concluídos ainda esta semana.


No entanto, a responsável também realça que está «a ser contactada por outros hospitais», além destes dez, o que vem confirmar que os serviços não estão a conseguir responder às solicitações de todas as mulheres.


Segundo o DN, só na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, foram realizadas 44 interrupções da gravidez na semana passada, 38 médicas e seis através de cirurgia.


A Direcção-Geral da Saúde não tem, no entanto, ainda números globais sobre as intervenções, mas espera que até dia 20 de Agosto os hospitais comecem a declarar os que já foram realizados.


Entretanto, no próximo ano lectivo vai entrar em força o Programa Nacional de Saúde Reprodutiva, iniciativa que pretende reduzir o número de abortos no País através da prevenção.


Notícia daqui.

Ver também aqui.

P.S.
- É pena que o S.N.S. não se tenha lembrado de recorrer ao privado para acabar com as listas de espera para cirurgias e outros.- Prevenção. Muito bem. Mas porquê só agora? E que tipo de prevenção?

Sem comentários: