segunda-feira, 30 de julho de 2007

As sequelas do aborto legal

Há uma mensagem enganadora que se quer, à viva força, passar, a de que o aborto legal é rápido, higiénico, indolor e que não produz quaisquer tipos de sequelas físicas ou psicológicas.

Há uns meses atrás, ainda antes do referendo, conheci a história de uma jovem, casada, mãe de 1 filho menor que engravidou do 2º filho.
Como entendia que não tinha condições económicas para criar esse 2º filho, optou por ir a Espanha fazer um aborto numa clínica que está legal e tem a aprovação do Estado espanhol.
Passados uns dias, quando voltou a casa, começou a sofrer de graves hemorragias que terminaram com o seu falecimento.

É óbvio que nem todos os casos de aborto legal acabam em morte da mãe. Estes serão sempre casos excepcionais, mas que, na realidade, existem.

Quanto às sequelas psicológicas, só mesmo quem for insensível, é que não as terá.

Das mulheres que conheço que praticaram aborto verifico que , todas elas, no mínimo, sofrem de uma nostalgia, própria de quem sabe o que é ser mãe.

A este propósito, vale a pena aceder aos estudos made in Algarve, da Dra. Eduarda Tenazinha, intitulado “FANTASMAS DA PARENTALIDADE: REPRESENTAÇÕES PARENTAIS (MATERNAS E PATERNAS) EM CASAIS QUE SOFRERAM UM ABORTO E POSTERIORMENTE TIVERAM UM FILHO” ou da Dra. Maria de la Salete Santos “LUTO, SOFRIMENTO E TRISTEZA APÓS UM ABORTO", ambos com a chancela do INUAF
E, relativamente à primeira, veja-se o seu artigo de opinião, escrito recentemente aqui.

1 comentário:

Liliana F. Verde disse...

Infelizmente, fala-se do aborto como se fosse acabar com todos os problemas... quando eles acabam por nascer...

Uma amiga minha, que votou a favor da lei do aborto que temos hoje e que se mostra defensora de toda e qualquer decisão da mulher numa gravidez, fez um aborto muito recentemente.

Disse-me ela que se sentiu como se tivesse sido violada. Uma dor que não passará tão depressa...