quinta-feira, 5 de julho de 2007

Apoiar a adopção


Zapatero, o primeiro-ministro da vizinha Espanha, quer dar 2500 euros às mães que tenham um filho em território nacional. Sócrates, que o admira tanto, bem que lhe podia seguir o exemplo.


Mas a decisão foi anunciada, com forte referência ao facto de o subsídio abranger, também, os casais adoptantes. Não se trata de uma simples medida ao estilo «crescei e muliplicai-vos», mas o desejo inteligente de financiar quem opta por tomar a seu cargo uma criança.
Espanha é, neste momento, um dos países onde se fazem mais adopções no mundo inteiro. Nacionais, mas também estrangeiras, sobretudo de chinezinhas.


Em Portugal, há 16 mil crianças entregues e sustentadas pelo Estado. A maioria já não é adoptável, mas, em grande parte, por culpa do sistema, que não teve a coragem de lhes dar uma família a sério e em tempo útil.


Mas há muitas mais do que se quer fazer crer. É mentira que os casais portugueses são racistas e só desejam bebés. As poucas adopções internacionais permitidas revelam que se escolhem crianças mais velhas, africanas e brasileiras. Não estarão os preconceitos nos olhos dos técnicos?


In Destak de 5 de Julho de 2007

Sem comentários: