segunda-feira, 4 de junho de 2007

A importância do estilo

No último referendo defrontaram-se duas perspectivas sobre a dignidade da vida humana e dois estilos. Pareceu-me que uma coisa tinha a ver com a outra.

Fiquei feliz de ver que a mensagem dos defensores da vida era construtiva e solidária. Gostei de ouvir um discurso poderosíssimo, onde nunca transpareciam agressividade, nem críticas pessoais.

Achei que o símbolo gráfico do «Algarve pela Vida» evocava expressivamente tudo isto: pessoas alegres, livres. Num grafismo moderno e de bom gosto.

Por contraste com o ambiente carregado em que vivemos, este estilo foi muito importante, porque o público compreendeu que ele continha, em si mesmo, uma mensagem. Gostou e começou a aderir.

É preciso continuar assim. Sem criticar, sem se queixar.

Manter este estilo é já uma forma de comunicar.

Neste caso, é mesmo a única forma de transmitir a nossa mensagem: queremos que nos vejam como uma a presença amiga de quem ama a vida. Toda a vida. E todas as pessoas.


P.S.: Fiquei em dívida para com a plataforma «Algarve pela Vida» por me ter convidado a escrever neste blogue. Acompanhei a campanha que fizeram: formidável! Podem estar orgulhosos. Em boa parte por causa da campanha, entre os dois referendos viu-se que o eleitorado do Algarve começou a deslocar-se em favor da vida. O caminho é esse. É só continuar.

1 comentário:

MRC disse...

Obrigado Zé Maria.
A tua presença e participação no nosso blog é, sem dúvida, uma grande aquisição e muito nos honra.
Um abraço, MRC